Notícias
Brasil e Guatemala negociam oito novos projetos
Realizou-se, de 9 a 13 de junho, missão da ABC à Guatemala. A missão identificou e pormenorizou, juntamente com instituições daquele país, as bases para a formulação de oito novos projetos de cooperação técnica e uma atividade isolada.
A missão foi chefiada pelo Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, e composta pela Senhora Maria Augusta Montalvão Ferraz, Coordenadora-Geral da CGDS, pelo OC Carlos Alexandre Fernandes Considera, ambos da ABC; e pelos Senhores Nilson Figueiredo Filho, Chefe de Assessoria do Ministro de Desenvolvimento Social, Rodrigo Valadares, técnico da EMBRAPA, João Moraes, Coordenador do Programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, Flávio Geraldo Petró, Superintendente da área internacional da Caixa Econômica Federal, Mauro Pessoa e Marcelo Silva, Gerentes de sistemas operacionais, também da Caixa, Paulo Wollinger, Coordenador de Regulação de Educação Profissional, do Ministério da Educação, bem como pelas Senhoras Marly de Oliveira, Analista da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos e Milena do Rêgo, Assessora da Coordenação Nacional do Programa "Escolas Abertas", ambas do MEC.
A sessão de abertura dos trabalhos, realizada na sede da Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência da República (SEGEPLAN), contou com a participação do Embaixador Luiz Antonio Fachini Gomes, do Vice-Ministro das Relações Exteriores, Alfredo Trinidad, e do Sub-Secretário de Cooperação Internacional da SEGEPLAN, Carlos Morataya. Na ocasião, o Vice-Ministro, à luz da prioridade que seu Governo confere à cooperação brasileira, demonstrou grande satisfação em receber a delegação coordenada pela ABC, composta por instituições de reconhecida competência, e agradeceu ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro por haver enviado a missão, dois meses após a visita do Presidente guatemalteco, Senhor Álvaro Colom, a Brasília. Durante o encontro presidencial foram firmados cinco atos internacionais referentes à cooperação técnica, cujos correspondentes documentos de projeto estão sendo elaborados durante a presente missão. Por sua vez, o Sub-Secretário da SEGEPLAN, ao dar as boas-vindas à delegação, ressaltou a relevância que terá para as instituições guatemaltecas a disponibilização pelo Brasil de conhecimentos técnicos, bem como reconheceu o valioso aporte que representa o trabalho desenvolvido pela ABC.
O Diretor da ABC, em sua intervenção, confirmou que os trabalhos da missão concretizam o compromisso assumido no Comunicado Conjunto da visita a Brasília do Presidente Colom. Enfatizou também a disposição brasileira em compartilhar com a Guatemala as experiências adquiridas ao longo do processo de desenvolvimento nacional. Deixou claro que a cooperação técnica prestada pelo Brasil é desvinculada de interesses comerciais ou hegemônicos e está baseada na solidariedade. Destacou, enfim, que o atual programa de cooperação entre nossos países não reflete o excelente nível das relações bilaterais, uma vez que se encontra em execução apenas um projeto, na área de fruticultura. Com o propósito de ampliar e diversificar esse programa, colocou a ABC à disposição do Governo guatemalteco para intermediar toda e qualquer transferência de conhecimento por parte das instituições brasileiras.
Como de praxe, após a sessão de abertura, foram criados grupos de trabalhos, que se reuniram na sede da SEGEPLAN. Os seguintes projetos foram apreciados e negociados:
a) Agricultura:
"Capacitação em Sistemas de Produção de Frutas Temperadas para Guatemala". O projeto contribuirá para a melhoria da competitividade da fruticultura de clima temperado na Guatemala (muito especialmente pêssegos, nectarinas, ameixas de várias espécies e uvas), bem como para o desenvolvimento rural, a geração de emprego e a elevação do nível de vida da população.
b) Desenvolvimento social:
"Transferência de conhecimentos sobre o Programa Fome Zero", que deverá permitir ao Governo guatemalteco melhorar a qualidade e aumentar a quantidade dos alimentos oferecidos à população urbana que se encontra em situação de insegurança alimentar.
c) Educação:
i) "Formação de técnicos em alfabetização de jovens e adultos", que visa à diminuição das taxas de analfabetismo na Guatemala, sobretudo nas regiões rurais, por meio da capacitação de 125 multiplicadores do Comitê Nacional de Alfabetização (CONALFA);
ii)"Fortalecimento da gestão administrativa e pedagógica da supervisão educativa", que deverá contribuir para melhorar o ensino nas escolas oficiais de nível primário, por intermédio de cursos de treinamento para funcionários do Ministério da Educação em gestão técnico-administrativa;
iii) "Apoio à implantação do Programa Escola Aberta na Guatemala", que possibilitará o fortalecimento das capacidades técnicas e administrativas do Programa Escola Aberta, com a incorporação de jovens que se encontram em situação de risco.
d) Energia:
i)"Plano de energização rural vinculado ao desenvolvimento local", que tem por objetivo transmitir para a Guatemala a metodologia do "Programa Luz para Todos", conforme sugestão feita por Vossa Excelência nas conversações mantidas com o Chanceler Haroldo Rodas.
ii) "Missão de especialistas brasileiros para elaboração de projeto de cooperação técnica na área de exploração petroleira", atividade isolada que proporcionará a realização de reuniões técnicas entre representantes dos Ministérios de Minas e Energia de ambos os países, com vistas ao atendimento de demanda por cooperação na área de petróleo.
e) Gestão bancária:
"Apoio à operacionalização de programas sociais na Guatemala", que tratará de aprimorar a logística de cadastramento das famílias e o pagamento de benefícios sociais.
f) Saúde:
"Apoio técnico para implantação e implementação de Bancos de Leite Humano na Guatemala".
Na reunião de encerramento, o Vice-Ministro Ibarra enfatizou a qualidade dos trabalhos e manifestou satisfação com os resultados da missão, que, em sua opinião, demonstram claramente o decisivo apoio do Governo brasileiro à superação da pobreza e ao progresso social deste país.
Esse mesmo reconhecimento foi reiterado pelo próprio Presidente Álvaro Colom, no jantar que amavelmente ofereceu, com a Primeira-Dama, em homenagem à missão da ABC.