Notícias
Brasil e Fundação Gates se unem para melhorar a segurança alimentar
Brasília, 01º de novembro de 2011 – Hoje, o Governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinou Memorando de Entendimento com a Fundação Bill & Melinda Gates que tem como foco o uso de parcerias inovadoras que ajudem pequenos produtores rurais da África Subsaariana e do Sul da Ásia a serem auto-suficientes.
"Parcerias triangulares como esta oferecerem um modelo sobre como podemos alavancar nossos recursos e otimizar a cooperação em benefício dos mais pobres no mundo”, disse o Ministro Marco Farani, Diretor da ABC. "Juntos, a ABC e a Fundação Gates podem fazer mais pelo desenvolvimento do continente africano do que por meio de ações isoladas”.
A parceria se materializará por meio da realização de atividades conjuntas que visem à melhoria da produtividade de pequenos produtores rurais, e a redução da fome e da pobreza em países em desenvolvimento da África Subsaariana e do Sul da Ásia, por meio da transferência de tecnologia, treinamento e pesquisa aplicada.
"A avançada capacidade técnica do Brasil na área de agricultura, aliada a sua experiência em desenvolver programas inovadores para pequenos produtores rurais, o coloca em posição de trabalhar com países em desenvolvimento com o objetivo de reduzir a pobreza”, disse Sam Dryden, Diretor de Desenvolvimento Agrícola na Fundação Bill & Melinda Gates.
Adicionalmente, a Fundação anunciou o aporte de US$ 2.5 milhões na Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária (Africa-Brasil Agricultural Innovation Marketplace), desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e tem como objetivo aumentar a inovação agropecuária como forma de promover o desenvolvimento na África. A plataforma estabelece e fortalece parcerias entre organizações africanas e brasileiras para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.
Nessa semana, em que ocorrerá a Reunião de Cúpula do G20 em Cannes (França), Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, deverá apresentar relatório ressaltando como inovações e parcerias nas áreas de saúde e agricultura podem ajudar a aumentar a estabilidade global e a colocar os países mais pobres e suas pessoas em uma trajetória de crescimento e equidade econômica de longo prazo. O relatório chama a atenção para o Brasil e parcerias como esta, como exemplos do dinamismo de um país emergente que utiliza seus conhecimentos técnicos e recursos em parceria com outros países de maneira a realizar contribuições importantes para o desenvolvimento global.