Notícias
Brasil e El Salvador organizam Seminário Internacional de Segurança Pública
Terminou hoje, 21 de novembro, o seminário “Prevenção e Segurança Pública: caminhos e desafios de modelos nacionais”, realizado em São Salvador, capital de El Salvador. O intercâmbio, que tem o objetivo de compartilhar as experiências do Brasil e de países da América Central em segurança pública, contou com a presença de uma extensa delegação brasileira.
O evento, que possibilitou o encontro das instituições de segurança pública dos países, foi organizado no âmbito da iniciativa de cooperação entre Brasil, Japão e El Salvador em matéria de Justiça e segurança cidadã.
Do lado brasileiro, participaram da missão especialistas e autoridades de segurança pública de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e do Governo Federal, além de representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
Os desafios da cooperação internacional em segurança pública também foram tema de um painel composto por representantes da ABC, ONU , Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) , Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) , Agência Alemã de Cooperação (GIZ) , Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) .
Cooperação brasileira em “Polícia Comunitária”
A ABC coordena atualmente dois projetos sobre polícia comunitária em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e a JICA. A cooperação técnica promovida pela ABC e pela PMESP demonstra o compromisso do Brasil em dividir boas práticas sobre desafios comuns com seus países vizinhos.
Para compartilhar as experiências com a metodologia de polícia comunitária, Brasil e Japão implementam, desde 2016, o projeto de cooperação técnica trilateral “ Fortalecimento da Capacidade dos Recursos Humanos da Polícia por meio da Implementação da Filosofia de Polícia Comunitária ”, na Guatemala.
A iniciativa, que tem duração prevista até 2019, busca fortalecer o Modelo de Policiamento de Segurança Comunitária Integral (MOPSIC), criado pelo governo da Guatemala, por meio do nivelamento de conhecimentos técnicos das Subdiretorias Gerais de Prevenção ao Crime e de Operações guatemaltecas, unidades dentro da Polícia guatemalteca responsáveis pela implementação do MOPSIC no país.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de cooperação (ABC)