- XII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Bilateral Brasil-Cuba
Realizou-se no período de 26 a 30 de novembro de 2012, a XII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Bilateral Brasil-Cuba, na cidade de Havana, capital daquele país. A reunião teve como objetivo avaliar os 16 projetos de cooperação atualmente em curso, entre os dois países, além de firmar dois novos projetos, sendo um na área de agricultura e outro de finanças públicas.A missão foi chefiada pelo Diretor da ABC, Embaixador José Fernando Marroni de Abreu e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Banco Central do Brasil, do Banco do Nordeste, do Superior Tribunal de Justiça e do Serviço Geológico Brasileiro.
O Governo de Cuba foi representado pelo Primeiro Vice-ministro do Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Embaixador Orlando Hernandez Guilén, que expressou os agradecimentos do lado cubano pelas ações empreendidas no âmbito do programa de cooperação técnica, salientando a qualidade da cooperação realizada pelos dois países e a importância de tal parceria para o desenvolvimento econômico e social de Cuba.
Durante a missão, instituições brasileiras e cubanas reuniram-se em grupos de trabalho temáticos nas áreas de agricultura, saúde, finanças públicas, microcrédito, recursos minerais e justiça. Na ocasião, foram avaliados os resultados dos projetos executados ao longo de 2012, bem como finalizadas as negociações dos projetos "Assistência Técnica para a Produção de Milho e Soja” e "Reforço Institucional do Banco Central de Cuba”.
Com os dois novos projetos negociados e os dezesseis atualmente em execução, o programa de cooperação passa a contar com 18 projetos nas áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico e social de Cuba. Tais projetos destacam-se pelo dinamismo com que são implementados e pelo notável potencial de impacto, fato propiciado pelo alto grau de desenvolvimento das instituições cooperantes de ambos os países.