Notícias
Brasil e Côte d´´`Ivoire assinam novo projeto de cooperação em algodão
Cerimônia realizou-se na sede da ABC, em Brasília
Publicado em
28/12/2022 10h42
Atualizado em
15/07/2024 18h47
Foi realizada em 07 de dezembro corrente, em Brasília, a assinatura de um novo projeto de cooperação com a Côte d´Ivoire para o fortalecimento e expansão do setor algodoeiro naquele país, chamado “Aumento do Potencial Produtivo do Algodão na Côte d’Ivoire”.
A cerimônia teve lugar na sede da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), coordenadora da iniciativa. O Diretor da Agência, Embaixador Ruy Pereira e o Embaixador da Côte d´ Ivoire em Brasília, senhor DIAMOUTÉNÉ Alassane ZIÉ, foram os signatários do projeto, acompanhados pelo senhor Daniel Bruxel , presidente da Associação Mineira dos Produtores de Algodão ( AMIPA ), instituição que será responsável por compartilhar o conhecimento técnico sobre algodão ao longo do projeto .
Em suas palavras, Ruy Pereira destacou que a Côte d’ Ivoire será o primeiro país africano com o qual a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) compartilhará o sistema de rastreabilidade que utiliza , desenvolvido com tecnologia brasileira adequada aos padrões internacionais. “Esse fato demonstra a consideração e confiança que o Brasil tem na capacidade técnica das instituições marfinenses” , ressaltou.
O Embaixador DIAMOUTÉNÉ agradeceu ao Brasil pela implementação conjunta do projeto e falou sobre a importância social que ele representa para Côte d´ Ivoire , na medida em que deverá beneficiar cerca de 1 milhão de agricultores famil iares e suas famílias, envolvidas diretamente na produção de algodão, aumentando sua renda e qualidade de vida. Daniel Bruxel , por sua vez, ressaltou a satisfação da AMIPA em integrar a iniciativa.
O projeto, que integra programa brasileiro de cooperação técnica em cotonic ultura com 17 países africanos, foi elaborado como resultado de missões técnicas à Côte d’ Ivoire , c om representantes da ABC, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da AMIPA, que se reuniram com cinco instituições m arfinenses do setor algodoeiro para identificar as principais necessidades que aquele país t em em termos de produção de algodão.
A iniciativa, que já terá sua primeira missão técnica no terreno no início de 2023, definiu quatro eixos de atuação: (1) assistência técnica aos produtores de algodão por meio de capacitações de especialistas m arfinenses ; (2) compartilha mento de sementes de algodão de qualidade para experimentação em Côte d’ Ivoire ; (3) fortalec imento d o cooperativismo rural; (4) e moderniza ção d o processamento do algodão e a agregação de valor a subprodutos do algodão.
O projeto, com duração prevista de 3 anos, tem investimento de USD 3 milhões e prevê capacitações , no Brasil e na Côte d’ Ivoire , de representantes das instituições marfinenses envolvidas, além de produtores, técnicos e extensionistas . Deverão ser implementadas duas Unidades Técnicas de Demonstração (UTD), que são vitrines para a realização de experimentos de produção. No Brasil, os especialistas visitar ão exemplos de instituições que trabalham com processamento de algodão e com rastreabilidade da produção da fibra.
A cooperação Brasil- Côte d´ Ivoire está ampar ada p elo Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica bilateral, celebrado há 50 anos, em 1972. E stão em negociação , nesse momento, novas iniciativas em áreas como : (1) produção de grãos e de caju; (2) pecuária; (3) fortalecimento institucional de escola agrícola secundária; e (4) apoio à implantação de escola superior de veteri nária.