Notícias
Brasil e Colômbia trocam experiências para certificação INSARAG do Corpo de Bombeiros do DF
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , e a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC-Colômbia) coordenaram, em 22/06, reunião técnica entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Direção Nacional de Bombeiros da Colômbia (DNB).
Na ocasião, tratou-se do projeto que prevê o intercâmbio de experiências acerca da metodologia utilizada pela corporação colombiana para o alcance da certificação “International Search and Rescue Operations Advisory Group (INSARAG)” da ONU, a qual o CBMDF pretende obter. Os colombianos já possuem a certificação como Equipe da Urban Search and Rescue (USAR).
A relação de parceria foi estabelecida com a assinatura do projeto “Capacitação técnica para o fortalecimento institucional da Direção Nacional de Bombeiros da Colômbia e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal do Brasil”, em setembro de 2019, na sede da ABC, em Brasília.
INSARAG
Os Bombeiros Colombianos se certificaram em 2018 como equipe USAR/INSARAG ( Urban Search and Rescue ). O CBMDF está em busca desta certificação, o que habilitará o Brasil a prestar apoio internacional em catástrofes.
Devido a uma exigência do processo para a certificação INSARAG, a instituição que deseja certificar uma equipe USAR deve ser acompanhada por uma equipe já certificada em todo seu processo de preparação e certificação. O CBMDF deve se preparar administrativamente, operacionalmente e montar uma estrutura de logística para ser capaz de atender a catástrofes fora e dentro do território brasileiro e, para a certificação, deve realizar um simulado para ser avaliado por uma equipe de examinadores da INSARAG.
Cursos para Colombianos
O projeto também irá permitir que a Direção Nacional de Bombeiros da Colômbia receba treinamento no combate a incêndios florestais e montanhosos, por parte do CBMDF, especialista no tema em diferentes biomas. O CBMDF irá formar 30 bombeiros colombianos que, posteriormente, servirão como multiplicadores. A capacitação já foi realizada pelos bombeiros do Distrito Federal para diversos países, como Bolívia e El Salvador, e para os demais Estados do Brasil.
Um outro curso previsto no acordo, o Busca e Resgate com a Utilização de Aeronaves, já está pronto e aguardando que as condições sanitárias devido à pandemia se normalizem, uma vez que as atividades precisam ser presenciais. Cerca de 25 bombeiros colombianos serão treinados. Esta será a primeira edição internacional do curso.
O encontro faz parte das ações do Programa Bilateral de Cooperação Técnica 2019-2021, estabelecido pelas duas nações.
Matérias relacionadas:
Brasil e Colômbia aprovam Programa de Cooperação Técnica 2019-2021