Notícias
Brasil e Colômbia assinam projeto para recuperação de solos degradados
Um tour virtual pelo laboratório de solos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" (ESALQ – USP) está marcado para acontecer em janeiro de 2021. Esta será a primeira atividade do projeto de cooperação técnica bilateral recém-assinado entre Brasil e Colômbia “Consórcios microbianos e manejos sustentáveis para a recuperação de solos degradados no sudeste do Brasil e do departamento de Cundinamarca–Colômbia”.
A iniciativa foi aprovada por ocasião da IX Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Colômbia, ocorrida em setembro de 2019, em Brasília.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores e a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC-Colômbia) coordenaram, em 18/11, reunião preparatória à atividade, em conjunto com as instituições implementadoras técnicas, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" – ESALQ – USP, pelo lado brasileiro e Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (AGROSAVIA), representante da Colômbia. Durante o encontro foram analisadas todas as ações do projeto que podem ser realizadas virtualmente enquanto ainda são observadas as medidas de restrição e isolamento devido à COVID-19.
Durante o evento virtual, programado para ocorrer em 25 de janeiro de 2021, a ESALQ–USP fará um tour para que representantes da AGROSAVIA conheçam o laboratório de microbiologia de solos e ambas as instituições trocarão experiências sobre os avanços das respectivas pesquisas institucionais na temática.
Autor: Cláudia Caçador