Notícias
Brasil e Cameroun Avançam em Novas Iniciativas de Cooperação Técnica
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , foi representada pelo seu Diretor, Embaixador Ruy Pereira, na 1ª Reunião de Consultas Políticas com o Cameroun, que ocorreu, virtualmente, em 17/06. O Diretor da ABC reiterou o compromisso da Agência em dar seguimento às demandas recebidas do Governo camerounês no que tange à capacitação de formadores para o ensino profissional rural; formação na área policial; economia social e artesanato; e promoção do turismo.
Durante o encontro, o Embaixador Ruy Pereira destacou a implementação das iniciativas de cooperação técnica no âmbito do programa de capacitação de militares, executado em conjunto com o Ministério da Defesa, e na área da produção do algodão, na região norte do país. Além disso, o Diretor da ABC ressaltou a importância da pronta assinatura de dois projetos bilaterais para modernização do sistema de registro civil e para aumento da produtividade da cultura do algodão.
Novos Projetos
Algodão
O Projeto “Cotton Cameroun”, ou “Aumento do Potencial Produtivo da Cultura do Algodão no Cameroun”, está em fase de assinatura por parte do governo daquele país, e tem o objetivo de aumentar a produção de algodão da região cotonicultora norte do Cameroun (Garoua e Maroua), sem, contudo, ampliar a área de plantio. A iniciativa pretende levar inovação em adubos e fertilizantes organominerais, melhorias no manejo do solo, melhoramento de sementes e a mecanização da cadeia produtiva do algodão para o país africano. Em 2018, foi realizada uma missão ao Cameroun para levantamento das informações acerca da cadeia algodoeira naquele país. A iniciativa tem financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) , e será executada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA ), em conjunto com o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER) do Cameroun e a Sociedade de Desenvolvimento do Algodão do Cameroun (SODECOTON).
Registro Civil
O projeto Registro Civil Cameroun ou “Apoio à Melhoria do Funcionamento do Sistema de Registro Civil do Cameroun” está em fase de assinatura por parte do governo daquele país, e tem o propósito de elevar o índice de registro civil (nascimentos, casamentos e óbitos) nas regiões Centro e Sul do país africano. A iniciativa apoiará a política de registro civil camerounesa no desenvolvimento de ações de sensibilização da sociedade e de redução do número de sub-registros, combinadas à estratégia de informatização do serviço. Tal modernização proverá o governo local de dados que lhe permitirão conhecer melhor a sua população e, assim, elaborar políticas públicas mais adequadas às suas reais necessidades. A iniciativa será coordenada pela ABC e desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), a Associação dos Notários Regionais do Brasil (ANOREG) e o Escritório Nacional de Estado Civil do Cameroun (BUNEC).