Notícias
Brasil e Argentina dão prosseguimento a projetos de cooperação técnica
Uma nova missão de prospecção de representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi realizada em Buenos Aires, entre 29 a 31 de maio. A missão teve como objetivo negociar projetos de cooperação técnica nas áreas de educação, gênero, povos indígenas e recursos hídricos.
A delegação brasileira incluiu representantes de instituições de excelência em suas áreas de atuação, que compartilham com seus congêneres argentinos experiências e boas práticas nos temas de interesse, para o desenvolvimento mútuo. Compuseram a equipe representantes da ABC, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dos Ministérios da Educação (MEC), das Mulheres, dos Povos Indígenas (MPI), além de representante da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Em reunião com a Agência Argentina de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária "Capacetes Brancos" (ACIAH), a Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica com a América Latina, Caribe e Europa da ABC, Maria Augusta Ferraz, recordou que a missão foi resultado da V Comissão Mista de Cooperação Técnica Brasil-Argentina, realizada no dia 04 de abril de 2023, em Brasília, no âmbito do programa de cooperação técnica para o biênio 2023-2025 entre os dois países.
Ferraz acrescentou ainda o compromisso firmado pelo Governo brasileiro com o Governo argentino. “Como é do conhecimento de todos, o cumprimento desta missão de prospecção é a materialização dos compromissos assumidos em matéria de cooperação técnica durante a visita do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, à Argentina em 23 de janeiro de 2023.”
Programa
O programa de cooperação técnica bilateral é composto por cinco projetos, dos quais dois em andamento, ambos em fase final de execução, nas áreas de agricultura e recursos hídricos; e três iniciativas em meio ambiente, saúde e turismo, que foram apresentadas, aprovadas e assinadas durante a V Reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnica Brasil e Argentina.
O caráter inovador dos projetos negociados durante a visita dos representantes brasileiros, em setores estratégicos e de interesse mútuo, têm como objetivo renovar e aprofundar ainda mais, por meio de soluções inovadoras, conjuntas e adequadas, os laços bilaterais de integração que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do Brasil e da Argentina.