Notícias
Brasil e Angola firmam três novos projetos de cooperação técnica nas áreas cultural e de saúde
Em cerimônia realizada na ABC, em 29 de setembro último, o Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique P. da Fonseca, e o Embaixador de Angola em Brasília, Leovigildo da Costa e Silva, assinaram projetos de cooperação técnica nas áreas de cultura e de saúde .
Cultura:
1) Fortalecimento da Gestão do Patrimônio Cultural de Angola;
Caberá ao Ministério da Cultura, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a execução do projeto. O Governo angolano beneficiar-se-á com:
- Uma rede integrada de preservação, em que as instituições de patrimônio cultural, museus e arquivos históricos dialoguem com base em códigos comuns de comunicação e de ações;
- O fortalecimento das instituições de preservação cultural, por meio do estabelecimento de um intercâmbio permanente focado em seus laços históricos e heranças decorrentes deste processo;
- A contribuição para a preservação da memória e o fortalecimento das identidades angolana e brasileira;
- A capacitação de técnicos de diferentes níveis nos processos e temas relacionados à gestão do patrimônio cultural, no processo de desenvolvimento ou adaptação em parceria, dos instrumentais técnicos existentes no Brasil à realidade e necessidades de Angola;
- A transferência do conhecimento acumulado sobre a gestão documental;
- O conhecimento adquirido no campo museal em ambos os países: no Brasil, pela ampliação da rede já implantada com sucesso, para incluir os Museus Angolanos e em Angola, através do conhecimento e eventual adaptação das metodologias brasileiras para promover o desenvolvimento dos Museus locais.
- Condições estabelecidas para ampliar o acesso da população ao seu patrimônio cultural e documental para fortalecer laços identitários e contribuir para a produção historiográfica no Brasil e em Angola.
2) Fortalecimento da Preservação da Memória e da Produção Audiovisuais de Angola: Para que o Governo de Angola possa desenvolver o setor de preservação, catalogação e difusão dos acervos fílmicos, bem como o planejamento e difusão de culturas públicas e metodologias para o desenvolvimento da cadeia cultural audiovisual, o Brasil deverá:
- Capacitar técnicos angolanos nos setores de gestão, descarte, preservação, restauração, indexação e difusão dos acervos recuperados e
- Capacitar técnicos angolanos para gestão, criação, técnica, produção, finalização e difusão de peças audiovisuais.
As capacitações serão de responsabilidade do Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Secretaria do Audiovisual(SAV) e do Centro Técnico de Atividades Audiovisuais/CTAv.
Saúde:
- Apoio ao Programa de Prevenção e Controle de Malária;
O projeto prevê o envio de missão técnica brasileira a Luanda com o objetivo de auxiliar a parte angolana na formulação de normas técnicas para o programa local de controle da malária e na organização de uma Conferência de Fortalecimento do Controle da Malária.
Ademais, o projeto proverá capacitações de curta duração para técnicos angolanos, nas áreas de sistema de vigilância epidemiológica, diagnóstico parasitológico de malária com controle de qualidade, tratamento efetivo de malária e controle integrado de vetores com base entomo-epidemiológica. As referidas capacitações ocorrerão em instituições brasileiras de excelência e também em Angola.