Notícias
Brasil e Paraguai renovam pauta de cooperação
Representantes das instâncias de cooperação brasileira e paraguaia reuniram-se nesta quarta-feira (04/05), em Assunção, capital do Paraguai, para revisar a pauta de cooperação técnica entre os dois países. O Brasil foi representado pela Diretora-Adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , Ministra Mariana Madeira, que realizou visita de cortesia à Diretora de Cooperação Internacional da chancelaria paraguaia, Ministra Marta Medina.
A Diretora paraguaia agradeceu ao Brasil pela importante parceria que marca a relação entre os dois países, também na cooperação técnica. A carteira de projetos que estão em andamento contempla pelo menos 10 iniciativas, nas diferentes modalidades de cooperação bilateral e trilateral, com organismos internacionais e com países desenvolvidos, além de importantes iniciativas concluídas recentemente, mas que já negociam fases subsequentes de implementação, para consolidação de alguns objetivos já alcançados, como é o caso do Projeto +Algodão .
“ Os projetos da cooperação Brasil-Paraguai revelam o amplo e diverso programa de cooperação técnica mantido entre os nossos países, o que é demonstração inequívoca da força e densidade dos laços históricos de amizade que nos unem. Temos iniciativas em temas diversos como saúde, recursos hídricos, agricultura, metrologia, alimentação escolar, combate à corrupção, saneamento, entre outros” , ressaltou a Diretora-Adjunta da ABC.
Marta Medina, por sua vez, afirmou que a Direção de Cooperação Internacional da chancelaria paraguaia seguirá realizando todos os esforços para o êxito das iniciativas em curso, assim como para a expansão da pauta de projetos. Já existem, atualmente, quatro novos projetos em negociação. “Faremos todo o possível para que, a depender do lado paraguaio, possamos superar eventuais impasses e dar início, o quanto antes, às iniciativas que se encontram em fase final de negociação. Entre elas, estão projetos em novos temas, de extrema importância para nós, que são a primeira infância, os Direitos Humanos e a promoção e salvaguarda de patrimônio imaterial” , sublinhou.
As diplomatas puderam ainda dialogar sobre algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito das cooperações iberoamericanas e do MERCOSUL, assim como a possibilidade de explorarem novas modalidades de cooperação conjunta. Para concluir, a Diretora-Adjunta da ABC informou que a Diretora paraguaia acerca de um curso que será realizado em junho, no Brasil, para a capacitação de países em desenvolvimento, no tema da cooperação Sul-Sul, oportunidade para a qual o governo do Paraguai será convidado a enviar um representante.
Brasil e Paraguai possuem Acordo Básico de Cooperação Técnica desde 1987 . Registram-se pelo menos 150 iniciativas já realizadas em parceria com a ABC, desde a fundação da Agência, também em 1987.