Notícias
Brasil doa vacinas e medicamentos ao Suriname
Oriundas dos estoques administrados pelo Ministério da Saúde (MS), a doação foi enviada ao país vizinho em duas remessas. Na primeira, 50 mil doses de vacina contra a febre amarela; 20 mil doses de vacina contra a poliomielite inativada; 50 mil doses de vacina dupla adulto; 20 mil doses de vacina pentavalente; 50 mil doses de vacina pneumocócica; 10 mil doses de vacina tríplice viral; 50 mil doses de diluentes para vacina contra a febre amarela; e 10 mil doses de diluentes para a vacina tríplice viral.
Na segunda remessa, foram entregues 5 mil doses de vacina contra a hepatite B; 750 doses de vacina contra a raiva; 5 mil doses de vacina contra o HPV; 15 mil doses de vacina tríplice viral; 14.940 comprimidos de efavirens 200 mg; e, 195.240 comprimidos de raltegravir 400 mg. As caixas chegaram a Paramaribo nos dias 25 de fevereiro e 7 de março últimos.
Parte dos medicamentos doados pelo Brasil contribuirá para o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde do Suriname, garantindo, assim, o cumprimento do calendário de vacinação infantil surinamês.
A doação humanitária foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Saúde, e contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Paramaribo e da Secretaria de Receita Federal.