Notícias
Brasil doa antirretrovirais para Peru e El Salvador
Ao governo peruano, o Brasil doou 300 mil tabletes do medicamento Atazanavir e 60 mil tabletes de Darunavir para auxiliar no desabastecimento de antirretrovirais no país. Além disso, também foram doadas 140 ampolas de soros antielapídico e antilonômico devido à elevação dos níveis de risco de contaminação por picadas de animais peçonhentos, em razão dos recentes desastres naturais que têm atingido o país.
El Salvador, que também enfrenta a escassez de antirretrovirais no país, solicitou a doação dos medicamentos no marco da cooperação horizontal para prevenção e controle da infecção por HIV/AIDS. Foram doados 130 unidades de Lopinavir (LPV)/Ritonavir (RTV). Os medicamentos embarcaram hoje em São Paulo.
PARCERIA NA COOPERAÇÃO HUMANITÁRIA - Além da cooperação técnica, o Brasil também realiza cooperação humanitária a países vulneráveis ou em situação de emergência. O Ministério da Saúde estabelece relações de cooperação humanitária por meio de doação de medicamentos e demais insumos de saúde.
Conforme confirmado pelo Ministério da Saúde, as ações humanitárias não privam dos brasileiros o direito ao acesso dos medicamentos, que são doados apenas se não fizerem falta a pacientes nacionais. Além da importância do auxilio a países e pessoas em situação de necessidades básicas de saúde, as ações de cooperação humanitária também reforçam o compromisso institucional que o Brasil tem com a cooperação internacional, princípio consagrado na Constituição brasileira.
Fonte: Ministério da Saúde