Notícias
Brasil doa antirretrovirais para o Equador
O governo brasileiro doou, no dia 22 de janeiro, a título de cooperação humanitária, medicamentos antirretrovirais para o Equador. A entrega foi feita em cerimônia simbólica pelo embaixador do Brasil no Equado r, João Almino, ao vice-ministro, interino, de Governança e Vigilância da Saúde do Equado r, Félix Antonio Chong Marín, representando a Ministra Catalina Andramuño.
A doação de 69 mil comprimidos de medicamentos indicados para o tratamento de infecções causadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi feita em resposta a um pedido oficial recebido do país vizinho, e sem prejuízo para o abastecimento nacional.
O embaixador João Almino traçou um panorama da cooperação técnica e humanitária entre Brasil e Equador, com destaque para o projeto de criação e fortalecimento da Rede de Bancos de Leite Humano (BLH), além de doações de medicamentos nos últimos anos. Comentou, também, os desafios comuns enfrentados no combate ao vírus HIV. “A importância da cooperação entre os países significa melhora nas condições de vida da população afetada pela doença” , destacou.
Já o vice-ministro da Saúde equatoriano, declarou que a contribuição do Brasil garantirá o acesso a tratamento "seguro e oportuno" às pessoas que vivem com o HIV. “Este aporte ajudará o Equador a cumprir com os objetivos de desenvolvimento do país, no que concerne ao dever do Estado em prover medicamentos e assegurar uma vida sem discriminação aos pacientes” .
O plano de distribuição dos medicamentos entregues está agendado para fevereiro a julho de 2020, nos estabelecimentos administrados pelo Ministério da Saúde do Equador.