Notícias
Brasil doa alimentos para refugiados da Etiópia
Os itens doados serão destinados a campos de refugiados na região de Gambela, que acolhe mais de 385 mil pessoas. Foram entregues ao todo 65 purificadores de água portáteis, cada um com capacidade para purificar mais de 5 mil litros de água por dia; 10 toneladas de alimentos nutritivos desidratados; 4 toneladas de arroz parboilizado orgânico; 4 toneladas de leite em pó (estes dois últimos itens foram produzidos e doados pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST).
A cerimônia ocorreu no contexto da visita de Estado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva àquele país africano e de sua participação na 37ª Cúpula da União Africana. Em seu discurso na cerimônia de abertura, Lula reforçou ser “inadmissível que um mundo capaz de gerar riquezas da ordem de US$ 100 trilhões de dólares por ano conviva com a fome de mais de 735 milhões de pessoas”.
Na cerimônia de entrega das doações ao ACNUR, o representante da ABC reiterou que a África é prioridade da política externa do Brasil. “A ABC vai fortalecer a presença no continente africano, e já estamos trabalhando nisso. O privilégio da presença aqui hoje da primeira-dama do Brasil é uma clara demonstração das instruções presidenciais a todo o governo do Brasil em relação à África”.