Notícias
Brasil doa a Guiné-Bissau vacinas contra a COVID-19
O Governo brasileiro doou a Guiné-Bissau, a título de cooperação humanitária e sem comprometer o abastecimento nacional, 50 mil doses de vacinas contra a COVID-19, fabricadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e oriundas dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde.
A carga com a doação humanitária brasileira chegou ao país lusófono em 11/11. A cerimônia simbólica de entrega à Secretária de Estado de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde Pública, Dra. Maria de Fátima Vieira, foi realizada em 16/11. A Secretária agradeceu o gesto do governo brasileiro, qualificando-o como "sinal inequívoco da boa relação de amizade entre os dois países" .
Já a Embaixadora do Brasil em Bissau, Sra. Claudia de Borba Maciel, ao fazer a entrega da doação, ressaltou o papel fundamental que o Brasil atribui à cooperação Sul-Sul e, em particular, à cooperação humanitária com aquele país. “A presente doação concretiza o enfoque de solidariedade internacional que, segundo a OMS, deve orientar o combate à grave pandemia”, afirmou.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e teve o apoio da Embaixada do Brasil em Bissau e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).