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Brasil capacita docentes em Agroecologia e Cooperativismo no Benim
Docentes do colégio técnico agrícola Médji de Sékou (Lycée Agricole Medji de Sékou - LAMS), situado a 45 km da capital Cotonou, aprenderam sobre cooperativismo, empreendedorismo e agroecologia em um programa dividido em seis módulos (384 horas/aula), duas visitas técnicas dos professores do LAMS ao Brasil e visitas de apoio de técnicos brasileiros ao Benim.
Adaptadas aos moldes e à realidade socioeconômica do país, as formações foram ministradas por professores brasileiros do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), instituições parceiras do projeto, e incluíram temas como Associativismo e Cooperativismo na Economia Solidária; Princípios e Conceitos da Agroecologia; Planejamento Estratégico e Empreendedorismo; Práticas em Agroecologia e Tecnologias Sociais, entre outros.
Para receberem os certificados de formação, os professores terão que realizar a defesa oral dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), que deverá acontecer no dia 24 de março, na sede da Embaixada brasileira no Benim, com transmissão simultânea via Skype para os professores orientadores, que se encontram no Brasil, e se reunirão no Ministério da Educação (MEC) para assistir virtualmente às apresentações.
O LAMS, que conta atualmente com cerca de 1.500 alunos (30% mulheres) e 100 professores, possui especialidade em algumas formações da área agrícola, como produção vegetal e animal, transformação alimentar, reflorestamento, pesca, tratamento de solo, entre outras. Na unidade de Processamento de Alimentos, destaque para as confecções de alimentos relacionadas ao cultivo de milho, mandioca, abacaxi e cana de açúcar. Os cursos ministrados têm duração média de 4 anos, associando teoria e prática, através de formação complementar com estágios em empresas agrícolas.
Além da conclusão do Curso de Especialização para os docentes, outro objetivo do projeto será alcançado esta semana com a inauguração de uma “Incubadora” para a transformação de alimentos vegetais em produtos finais, prontos para consumo e comercialização. Construída no mesmo terreno do Colégio LAMS, a Incubadora foi idealizada com o objetivo de que os estudantes pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua formação, além de possibilitar a geração de renda através da venda direta destes itens produzidos.
A Incubadora, que recebeu, do Brasil, no âmbito do projeto, a doação de maquinário próprio para a transformação de alimentos, possui ainda salas para a recepção dos alimentos, armazenagem, sala com os equipamentos, além de um espaço destinado à venda dos produtos para a comunidade.
O projeto “Fortalecimento Institucional da Educação Profissional e Tecnológica do Benin nas áreas de Agroecologia e Cooperativismo”, que está em sua fase final de execução, pôde contribuir para o fortalecimento da educação profissional beninense, visando o aumento do êxito da inserção dos alunos no mundo do trabalho, por meio do fomento às práticas de cooperativismo e agroecologia.
O Benim, que conta com uma população muito jovem (cerca de 50% tem menos de 15 anos), em que 8,5 milhões de habitantes vivem essencialmente na zona rural (mais de 70%), foi também marcado historicamente pelo tráfico negreiro, o que cria hoje ligações culturais muito importantes com o Brasil. Esta iniciativa insere-se no âmbito de um acordo de cooperação técnica assinado em 2005, pelos Governos brasileiro e beninense, promulgado pelo decreto nº 6.664 de 26 de novembro de 2008, e que prevê o desenvolvimento de cooperação em áreas consideradas prioritárias pelas duas partes, como saúde, educação e agricultura.