Notícias
Brasil assina concept paper de projeto trilateral em defesa da floresta amazônica
O Governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinou documento conceitual de projeto trilateral com a Itália em favor da Bolívia. O projeto, intitulado "Programa para Redução dos Incêndios Florestais e Alternativas ao Uso do Fogo”, traz a experiência bem sucedida do projeto bilateral "Amazônia sem Fogo”, conduzido por quase 10 anos no Brasil e que tem gerado impacto positivo na vida dos agricultores locais e apoiado a formulação de novas políticas públicas para o setor.
O objetivo do projeto é reduzir a incidência dos incêndios na região amazônica boliviana, por meio do emprego de práticas alternativas ao uso do fogo, contribuindo para a salvaguarda do meio ambiente e para o melhoramento das condições de vida das comunidades rurais. Com o projeto, a expectativa é qualificar técnicos nas metodologias adotadas para a prevenção e o controle do uso do fogo na região amazônica, visando difundi-las e multiplicá-las nas práticas agrícolas; transferir e multiplicar as metodologias e iniciativas de sucesso do projeto bilateral "Amazônia sem Fogo”; assinar protocolos quanto a prevenção e controle dos incêndios e para o desenvolvimento sustentável das regiões dos municípios; e criar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região promovida.
O projeto, que terá duração de 36 meses, tem como parceiros, além da ABC, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Departamento Geral de Cooperação para o Desenvolvimento da Itália e o Ministério do Meio Ambiente, da Biodiversidade e das Mudanças Climáticas da Bolívia. Está previsto, ainda no primeiro trimestre de 2010, a realização de missão de apoio à elaboração da proposta de projeto junto ao Governo boliviano.