Notícias
Brasil apoia fortalecimento institucional do Serviço de Inteligência de Timor-Leste
A cooperação técnica internacional brasileira é desenvolvida por meio de programas, projetos e atividades destinados à promoção do desenvolvimento de outros países através do compartilhamento de conhecimento técnico e boas práticas. Em Timor-Leste, uma iniciativa de cooperação técnica está promovendo o aprimoramento de práticas de gestão do Serviço de Inteligência do país asiático.
Entre os dias 10 e 14 de setembro, uma delegação brasileira visitou Díli, capital de Timor-Leste, para acompanhar o desenvolvimento do projeto " Fortalecimento do Serviço Nacional de Inteligência de Timor-Leste - Fase 2 ". Participaram da missão representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) , instituição parceira responsável pelo compartilhamento do conhecimento técnico
A iniciativa foi elaborada pela ABC, em parceria com a ABIN e o governo local, para apoiar o Sistema Nacional de Inteligência (SNI) de Timor-Leste no cumprimento da sua missão de manter a paz e a segurança do país. Por meio de oficinas de capacitação ministradas pelos especialistas brasileiros, o SNI pode incorporar e adaptar práticas às suas necessidades e realidade local, aumentando a eficiência e eficácia dos serviços prestados.
Na oportunidade, os representantes brasileiros aplicaram técnicas de avaliação de projetos, como aplicação de questionários, entrevistas e visitas de campo, e verificaram que as capacitações oferecidas contribuíram para o fortalecimento do SNI. Os principais resultados do projeto, até o momento, foram nas áreas de produção de conhecimento, tecnologia da informação e segurança orgânica, além do incentivo ao uso da língua portuguesa no dia-a-dia da instituição, o que amplia as possibilidades de atuação do SNI em fóruns internacionais, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) .
Os profissionais timorenses apontam que a cooperação brasileira tem diferenciais positivos em relação às iniciativas de outros países: continuidade e intensidade das capacitações e aprofundamento e adaptação do conteúdo às necessidades locais. O Brasil é o único país que atua na cooperação na área de inteligência com Timor-Leste.
A expectativa é de que a vigência do projeto seja estendida até dezembro de 2019, com novas capacitações e ampliação dos resultados positivos.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)