Notícias
Brasil apoia Formação Profissional em São Tomé e Príncipe
O projeto "Centro de Formação Profissional Brasil-STP" será renovado por mais 4 anos. A assinatura acontecerá em São Tomé e Príncipe, no início do mês de setembro. A iniciativa é resultado de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) .
Esta será a segunda fase do projeto, que ampliará o número de cursos de curta duração além de implantar três cursos de ensino técnico médio em rede de computadores, eletrotécnica, gestão e administração. Serão capacitados cerca de 10 professores nas áreas técnicas e em gestão. As capacitações beneficiarão em média 1200 alunos são-tomenses por ano.
Segundo o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Vilmar Rogério Coutinho Junior, o projeto gerou grande expectativa por parte do país africano. “Essa é uma das iniciativas de cooperação internacional mais valorizadas pelo governo santomense” , declarou.
A delegação visitou a ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Izidro Rodrigues, que agradeceu ao governo brasileiro pelo empenho e dedicação à cooperação com o país. “A formação profissional de curta duração e o ensino médio profissionalizante têm sido prioridades nessa gestão”, afirmou. “Nesse contexto, os novos cursos propostos se enquadram à realidade do país” , completou.
Ao longo da semana a equipe brasileira manteve várias reuniões de trabalho no Centro de Formação Profissional sobre a validação do projeto e a definição da agenda de execução dos cursos e, ainda, inspecionou as instalações do CFP com o objetivo de identificar necessidades de adequação da estrutura física do centro para acolher os novos cursos a serem implementados.
A delegação brasileira foi integrada pela analista de projetos da ABC, Anna Cristina Bittencourt Pérez, a especialista em relações internacionais do SENAI, Taísa Albuquerque Magalhães, a especialista do Departamento Regional do SENAI-PE , Carla Abigail Araújo e o coordenador de cursos do SENAI-PE , Júlio Cesar de Lima Lopes. O técnico de Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em STP , Hector Martins da Trindade também acompanhou a delegação.
Educação Profissional
A educação profissional é uma das formas mais importantes de cooperação estabelecida pelo Brasil. Projetos desenvolvidos por meio da parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) contam com nove Centros de Formação Profissional estabelecidos no exterior que, somados, formaram milhares de profissionais.
Os projetos implementados pelo SENAI em conjunto com os governos dos países parceiros, sob a coordenação da ABC, envolvem a concepção de um sistema completo de qualificação profissional, incluindo desde desenho institucional e de gestão, elaboração de metodologias de educação, confecção de currículos, criação de modelos de gerenciamento institucional, construção ou readequação de instalações e equipagem dos Centros de formação, até capacitação de instrutores e apoio técnico e pedagógico.
Autor: Claudia Caçador