Notícias
Brasil apoia equipe de busca e resgate urbano da Guatemala
O Brasil integrou, no último mês de outubro, missão internacional de recertificação de equipe guatemalteca de busca e resgate urbano, conforme metodologia empregada pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Brasil e Guatemala têm participação ativa, tanto no OCHA quanto no INSARAG.
O Tenente-Coronel BM Welter Alves de Chagas, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, foi selecionado pela Coordenação Nacional para Redução de Desastres (CONRED), para integrar o Grupo Técnico de Apoio (GTA) que acompanhou e orientou as atividades de preparação guatemalteca para o processo de reconhecimento do INSARAG.
Sob a coordenação do Ministério da Defesa Nacional, no âmbito do Conselho Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala, a CONRED renova a certificação de sua equipe USAR, obtida em 2018, o que deve ocorrer a cada cinco anos. Tanto na certificação original, quanto nas recertificações posteriores, o processo precisa ser apoiado por especialistas do INSARAG - oriundos do GTA, escolhidos pelo país - e por integrantes do Grupo Técnico de Reconhecimento (GTR), escolhidos pelo INSARAG, para avaliação final.
A participação do Brasil foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMGG).