Notícias
Brasil apoia combate à crise humanitária na Namíbia
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) agradeceu ao governo brasileiro pela doação de 100 mil dólares, em caráter de cooperação humanitária, feitos recentemente à Namíbia. O montante será usado para atender a necessidades alimentares e nutricionais da população namibiana afetada pela severa seca que atinge, há meses, o país africano.
A Namíbia tem um dos climas mais secos da África Subsaariana. Desde 2015, tem enfrentado prolongado período de estiagem, sendo a atual seca considerada a mais intensa dos últimos oitenta anos. A ausência de fontes de água na região e o escasso regime de chuvas dos últimos três anos caracterizam a presente situação como a de “seca no deserto”.
O PMA tem trabalhado com o governo namibiano no sentido de fortalecer a capacidade local de responder às questões de segurança alimentar e nutricional no país. As medidas incluem assistência humanitária, proteção dos meios de subsistência agrícola, armazenamento de suprimentos essenciais e ampliação de programas de redes nacionais de segurança alimentar.
A doação foi articulada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty, responsável por coordenar as ações de cooperação humanitária promovidas pelo Brasil.