Notícias
Brasil apoia Angola no tratamento da Tuberculose e HIV
No âmbito da cooperação humanitária promovida pelo Brasil, foi doado para o Ministério da Saúde da Angola , no último dia 18 de maio, 10.000.086 (Dez milhões e oitenta e seis) comprimidos para tratamento de Tuberculose e 450.000 (Quatrocentos e cinquenta mil) comprimidos antirretrovirais, para tratamento do vírus HIV, totalizando 11 toneladas de medicamentos.
A doação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Ministério da Saúde e contou com apoio das Linhas Aéreas da Angola (TAAG) no transporte dos medicamentos.
Na cerimônia de entrega das doações, estiveram presentes o Embaixador do Brasil em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto, a Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, os diretores dos institutos nacionais de combate à Tuberculose e HIV/AIDS e outras autoridades de órgãos de saúde daquele país.
A Ministra Silvia Lutucuta agradeceu o valioso gesto de cooperação humanitária do Brasil e ressaltou que a utilização desses medicamentos será mais eficiente, já que as instruções dos mesmo, a bula, está em português.
É importante ressaltar que as ações humanitárias não privam dos brasileiros o direito ao acesso dos medicamentos, que são doados apenas se não fizerem falta a pacientes nacionais. Além da importância do auxilio a países e pessoas em situação de necessidades básicas de saúde, as ações de cooperação humanitária também reforçam o compromisso institucional que o Brasil tem com a cooperação internacional, princípio consagrado na Constituição brasileira.