Notícias
Bolívia - Projeto + Algodão
País: Bolívia
Título do Projeto: Fortalecimento da produção de algodão de forma a complementar aos sistemas produtivos da agricultura familiar, campesina, indígena e comunitária da Bolívia - "Mais Algodão Bolívia"
Modalidade: Cooperação técnica trilateral com organismos internacionais
Vigência do Projeto: 13/06/2017 - 30/12/2020
Instituições Brasileiras Cooperantes: Ministério da Cidadania, Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA)
Organismos Internacionais: FAO
Instituições Bolivianas: Ministerio de Desarrollo Productivo y Economía Plural (MDPEP), Empresa Pública Nacional Textil (ENATEX), Ministerio de Desarrollo Rural y Tierras (MDRyT), Viceministerio de Desarrollo Rural Y Agropecuario (VDRA), Instituto Nacional de Innovación Agropecuaria y Florestal (INIAF), Gobiernos Municipales Priorizados (Pailón, Charagua, Gutiérrez y San Antonio de Lomerío).
Objetivos:
Fortalecer as capacidades técnicas, institucionais e organizacionais dos atores envolvidos na cadeia de valor do algodão (entidades públicas, privadas, e produtores), na Bolívia, para melhorar a competitividade do setor.
Cenário diagnosticado:
Os pequenos e médios produtores de algodão não dispunham de mercado para sua produção, restringindo o uso do algodão produzido para o artesanato. Além disso, não havia acesso às tecnologias mais recentes e nem apoio financeiro à produção. Consequentemente, havia a oportunidade de ganhos de produtividade vinculados à qualidade do produto em si e do ambiente produtivo e institucional do algodão.
Notícias Relacionadas:
Latino-americanos aprendem com experiências agrícolas brasileiras no setor algodoeiro
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Observados:
Fonte: Foto: Aldo Ojeda Nahuelpan/FAO