Notícias
Avaliação Final do Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro nas Bacias do Baixo Shire e Zambeze
Para medir os impactos do “Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro nas Bacias do Baixo Shire e Zambeze” , uma missão de avaliação final da iniciativa realizou o levantamento de dados, por meio da realização de entrevistas.
Resultados preliminares demonstram que os impactos do projeto junto aos produtores agricultores familiares participantes, tanto no Malawi como em Moçambique, se deu em diversas áreas: institucional, social, ambiental e também econômica.
Especialistas da Embrapa ficaram responsáveis por avaliar os impactos institucional, social e ambiental, utilizando a metodologia AMBITEC-Agro, desenvolvida pela instituição. Ao todo, 81 pessoas foram entrevistadas, sendo 46 no Malawi (33 produtores e 8 extensionistas) e 35 em Moçambique (20 produtores, 4 extensionistas e 11 técnicos).
Já a equipe do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) ficou encarregada de avaliar os impactos econômicos do projeto e entrevistou 284 produtores, nos dois países.
O projeto de cooperação técnica é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e executado tecnicamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) , em parceria com o Instituto do Algodão de Moçambique (IAM) e com o DARS - Department of Agricultural Research Services, do Ministério do Desenvolvimento da Agricultura, Água e Irrigação (MoAIWD) do Malawi, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) .
Saiba mais sobre o projeto aqui