Notícias
Alimentação escolar na América Latina e no Caribe é tema de evento em Brasília
O encontro será no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a participação de representantes de governos de 21 países da região, entre eles, diretores de programas de alimentação escolar, vice-ministros de educação e técnicos.
Um balanço das atividades e conquistas dessa soma de esforços internacionais será apresentado, assim como haverá oportunidade de diálogo sobre os próximos passos na região, com a ampliação das atividades e de países que integram a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).
REDE RAES
A Rede, criada em 2018 pelo governo do Brasil com o apoio da FAO, tem o objetivo de apoiar os países da América Latina e do Caribe na implementação e reformulação de programas de alimentação escolar, na perspectiva do acesso e da garantia do direito humano à alimentação adequada.
A alimentação escolar é uma política pública estratégica no combate à insegurança alimentar e nutricional no mundo. Os programas de alimentação escolar melhoram a nutrição e a saúde de milhões de crianças, adolescentes e jovens; a redução da ausência escolar, frequente em crianças provenientes de famílias mais vulneráveis; e a garantia de melhores condições de desenvolvimento cognitivo.
COALIZÃO GLOBAL
O Brasil atua também, em 2023, como copresidente da Coalizão Global para Alimentação Escolar, ao lado de França e Finlândia. O anúncio foi feito na primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, nos dias 18 e 19 de outubro último, em Paris, na França.
A cooperação internacional brasileira em alimentação escolar é, há 14 anos, prioridade da parceria do Brasil com a FAO. Por meio desse trabalho, mais de 20 países da região têm tido a oportunidade de aprofundar conhecimentos e trocas de experiências no tema.