Notícias
Alimentação Escolar em Bangladesh segue modelo do Brasil
A experiência brasileira em alimentação escolar, referência mundial desenvolvida pelo
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
, do Ministério da Educação, tem sido replicada em diversos países, ao longo dos últimos dez anos, com o apoio do
Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE/PMA)
em Brasília, e sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do
Ministério das Relações Exteriores (MRE).
No âmbito da cooperação trilateral Sul-Sul, o Centro lançou, em 19/08, um novo documento que detalha a jornada de Bangladesh no desenvolvimento do seu Programa Nacional de Alimentação Escolar, com base na experiência brasileira. O documento foi desenvolvido em parceria com o Governo do país asiático e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) local. A publicação faz parte da série “Experiências de Países”, realizada pelo CdE/PMA, no âmbito do programa de cooperação técnica desenvolvido em parceria com a ABC.
Bangladesh
O fornecimento de alimentos em escolas de Bangladesh começou em 2001, quando o PMA firmou parceria com o governo daquele país para lançar um programa de alimentação escolar para populações mais vulneráveis. Dez anos depois, em 2011, inspirado pelo avanço das atividades de alimentação escolar apresentadas, o Governo de Bangladesh estabeleceu seu “Programa de Alimentação Escolar em Áreas Propensas à Pobreza”.
Em 2012, uma delegação de Bangladesh fez visita de estudos ao Brasil para conhecer a experiência do País com a alimentação escolar e seu sólido quadro institucional para a segurança alimentar e nutricional das crianças em idade escolar. Após essa visita, o apoio a Bangladesh foi continuado e, em julho de 2013, o governo e o PMA local iniciaram um projeto-piloto de alimentação escolar.
Os contatos, no âmbito da cooperação Sul-Sul, mantidao sob coordenação da ABC, têm como objetivo apresentar pontos fundamentais da experiência brasileira em alimentação escolar. Atualmente, em virtude da pandemia da COVID-19, têm sido realizados na modalidade virtual.
Para conhecer mais sobre a experiência de Bangladesh em alimentação escolar, baixe o documento disponível em português e inglês aqui:
Autor: Cláudia Caçador
Fonte: foto: CdE/PMA
Arquivo(s):