Notícias
Algodão, muito mais do que uma fibra
Foi celebrado hoje em Genebra, Suíça, na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC) , o Dia Mundial do Algodão ( World Cotton Day ) . Comemorado pela primeira vez, o Dia foi marcado por discursos de alto nível de Ministros de Estado e Diretores de Organismos Internacionais, além de outros atores envolvidos com o setor algodoeiro. Em diferentes painéis, uma afirmação parecia consensual entre os participantes: o algodão é muito mais do que somente uma fibra. É um produto vital que contribui para o crescimento socioeconômico de diversos países.
Do lado brasileiro, a participação também foi de alto nível: esteve presente a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) , Tereza Cristina, representantes do corpo diplomático brasileiro, do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) , da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA) , além de um estande da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , no qual 52 iniciativas de cooperação técnica, em cotonicultura, estão sendo apresentadas.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o Diretor da OMC, o brasileiro Roberto Azevedo, sublinhou o papel do algodão como cultura responsável pelo sustento de milhões de famílias ao redor do mundo. “ O algodão sustenta milhões de agricultores e comerciantes em todo o mundo. A criação do Dia Mundial do Algodão é um reflexo da importância desse commoditie, em vários níveis ”, afirmou Azevedo.
Na ocasião, subiram também ao palco Ministros de Estado do Benim, Burkina Faso, Chade e Mali, conjunto de países africanos produtores de algodão conhecidos como Cotton-4 (C4), além da Ministra do MAPA, que compartilhou dados do importante aumento de produção de algodão alcançado pelo Brasil nas últimas duas décadas. “Como resultado, o Brasil desenvolve projetos de cooperação técnica, como o projeto Cotton4+Togo” , afirmou a Ministra brasileira. A iniciativa, coordenada pela ABC, desenvolve-se em cinco países africanos, desde 2012, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade, por meio do melhoramento genético, rotação de culturas e combate a pragas.
“A cooperação aproxima o Brasil de muitos países, principalmente na África, e nós queremos intensificar as cooperações. O algodão é um caso de sucesso e nós podemos avançar ainda mais, já que também aprendemos muito com a cooperação. A agricultura brasileira é inegavelmente uma agricultura de sucesso e por isso queremos passar esse conhecimento para outros países, principalmente os africanos” , afirmou Tereza Cristina.
Os representantes do C4, em diferentes painéis, mencionaram o papel social do algodão, enquanto cultura que promove a redução da pobreza, a garantia da segurança alimentar e nutricional, a geração de emprego e renda para agricultores familiares e a manutenção da paz, como consequência. Lembraram ainda os diversos sub-produtos que podem ser gerados a partir do algodão, como o óleo de algodão, o sabão e a torta para ração animal. A manutenção de um comércio internacional justo e o combate a subsídios agrícolas praticados por alguns países também foi tema recorrente em vários discursos. A cooperação técnica internacional foi mencionada como importante ferramenta para a superação desses e de outros desafios enfrentados pelo setor cotonícola.
O Diretor-Adjunto da ABC, Embaixador Demétrio Bueno Carvalho, apresentou os resultados dos projetos brasileiros de cooperação técnica em um dos eventos paralelos da Conferência. "Atualmente, o Brasil coopera com quinze países da África, por meio da cooperação técnica Sul-Sul bilateral e trilateral com organismos Internacionais. Nossa atuação vai, contudo, além da África para incluir seis países da América Latina e um do Caribe. Hoje, podemos dizer, com orgulho que realizamos avanços concretos" , afirmou Carvalho.
A celebração do Dia Mundial na OMC é apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) , a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) , o Centro Internacional de Comércio (ITC) e o Comitê Consultivo Internacional para o Algodão (ICAC) . O evento acontece de 7 a 11 de outubro, na sede da OMC, em Genebra, período em que o estande da ABC está aberto para visitação.
Autor: Janaína Plessmann
Fotos: Cláudia Caçador