Notícias
Além do Algodão: documento de projeto é aprovado na Tanzânia
Brasil e Tanzânia deram um passo importante para a implementação do “Projeto Além do Algodão”, ao validarem o projeto-país, em 18/03, durante workshop online . O próximo passo é a assinatura do documento do “Projeto Além do Algodão” pelo Brasil e pela Tanzânia, para que as atividades da iniciativa possam começar oficialmente no campo.
O documento de projeto é o principal referencial da iniciativa de cooperação técnica, já que contém os mecanismos, arranjos e detalhamentos necessários à concretização das atividades. Ele serve também como base para a tomada de decisões estratégicas em relação aos aspectos técnicos, gerenciais e de coordenação do projeto.
Durante o workshop , o Diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto de Pesquisa Agrícola da Tanzânia (TARI), Joel Melliyo, disse que a iniciativa garante a cooperação efetiva entre o TARI e o Governo da Tanzânia. Melliyo agradeceu especialmente ao Governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Coopreração (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , por apoiar o setor de algodão na Tanzânia, assim como a parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Brasil, em Brasília, e do seu Escritório na Tanzânia.
A responsável pela cooperação Sul-Sul trilateral com Organismos Internacionais da ABC, Cecília Malaguti do Prado, disse que o projeto Além do Algodão faz parte de um amplo Programa de Algodão do Governo brasileiro, que tem o Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) como financiador, e destacou a importância do esforço em garantir que as ações previstas sejam desenvolvidas em sinergia e articulação com as demais iniciativas desenvolvidas pelo Brasil e pelo PMA na região
Desenvolvimento do Setor Agrícola
O Projeto Além do Algodão tem como objetivo apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas de países africanos a vincular subprodutos de algodão (óleo de semente, torta, etc.) e culturas consorciadas, como milho, sorgo e feijão, a mercados seguros, incluindo programas de alimentação escolar, para incrementar a produção, a renda local e a segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares.
Na Tanzânia, o Além do Algodão enquadra-se nas prioridades nacionais do Programa de Desenvolvimento do Setor Agrícola, cujo propósito é transformar o setor para melhorar produtividade, nível de comercialização e aumento da renda dos pequenos produtores.
Para aumentar a produtividade, a prioridade é apoiar a melhoria dos elos de mercado, tanto na comercialização doméstica como regional, para alcançar o potencial produtivo e impulsionar o crescimento rural inclusivo. O projeto também procura contribuir para a melhoria de alguns dos desafios do setor cotonicultor naquele país: processamento e agregação de valor; mão-de-obra familiar no manejo de campo; manejo de pragas e doenças; fertilidade do solo; e capacitação por meio de treinamento e campos de demonstração.
Foto: WFP