Notícias
Agricultoras e agricultores da Colômbia recebem capacitação no setor algodoeiro
Um plano de ação no início da colheita de algodão, nos departamentos colombianos de Tolima, Huila e Valle del Cauca, teve o objetivo de sensibilizar agricultores da região sobre os cuidados no manuseio da fibra em sua etapa de colheita e no transporte até as empresas descaroçadoras, visando uma boa comercialização da produção. A iniciativa foi do projeto + Algodão Colômbia, em conjunto com a Confederação Colombiana do Algodão (Conalgodón), o Fundo de Desenvolvimento do Algodão e algumas agremiações do setor naquele país.
O projeto +Algodão é uma iniciativa de cooperação técnica executada em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR).
A pedido do setor têxtil colombiano, foram realizados dois treinamentos no município de Natagaima, em Tolima, sobre prevenção da contaminação da fibra do algodão, visando preservar sua qualidade e, assim, obter melhor lucro. A capacitação teve participação de 30 agricultoras e agricultores.
O treinamento abordou temas como contaminação por polipropileno, fibras sintéticas e materiais estranhos que se misturam à fibra do algodão durante a colheita, transporte da produção e seu armazenamento, etapas também importantes e que exigem cuidados para não contaminar a fibra. Além disso, a destruição do restolho de algodão foi incluída como ação fitossanitária para o manejo de pragas limitadoras do cultivo.
Os agricultores também receberam materiais informativos sobre os cuidados com a colheita, melhoria e preservação da qualidade da fibra desde o plantio até o transporte. Essas recomendações destacaram a compra ou rejeição do algodão pela indústria, segundo a contaminação da produção.
Treinamento
Outra atividade de treinamento dos produtores da fibra, já realizada no âmbito deste plano, foi o evento "Fisiologia, Gestão da Colheita e Transformação de Subprodutos do Algodão", promovido pelo projeto de cooperação técnica do Fundo Argentino de Cooperação Internacional (FO.AR) e da Agência de Cooperação Presidencial da Colômbia (APC), com o apoio da Conalgodón e do projeto +Algodão Colômbia. O objetivo do encontro foi realizar o treinamento e a troca de experiências relacionadas à colheita, à qualidade da fibra, ao manejo agronômico e seus subprodutos. O evento promoveu o contato com agentes do setor algodoeiro para ampliar as oportunidades do setor algodoeiro colombiano.
+Algodão Colômbia
O projeto +Algodão Colômbia, iniciado em 2017, visa apoiar o desenvolvimento da cadeia de valor do algodão colombiano, contribuindo para a melhoria da renda, das condições de vida e da segurança alimentar dos agricultores e agricultoras familiares e camponeses daquele país. A iniciativa de cooperação visa a implantação de um sistema produtivo diversificado que combine o algodão com culturas alimentares consorciadas e rotativas, com a adoção de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais.