Notícias
Ações de saúde comunitária beneficiam comunidade no Mali
Uma missão de diagnóstico da situação de saúde e implementação de ações de intervenção foi realizada na comunidade de Bandiagara II, no Mali, entre os dias 8 e 12 de dezembro, no âmbito do projeto de cooperação técnica brasileira "Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali - Cotton Solos" .
O objetivo da missão foi avaliar as condições de saúde e nutrição da comunidade de Bandiagara II que fica a 450 km ao sul de Bamako, capital malinense.
Foram feitas coletas de amostras para análises parasitológicas, visitas aos serviços de saúde locais e aos profissionais e gestores responsáveis por atender a comunidade e, ainda, realizou-se treinamento de parteiras e entregas de kits de higiene para partos futuros.
Participaram da missão representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável por coordenar e financiar os projetos de cooperação técnica, e especialistas do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), parceira brasileira na cooperação.
Cotton Solos
O projeto “Cotton Solos” foi assinado em julho de 2019 e tem, além da parceria com a UFLA, a participação da Compagnie Malienne pour le Développement des Textiles (CMDT), pelo governo do Mali.
O projeto promoverá o compartilhamento de conhecimento técnico e de tecnologias agrícolas que já são utilizadas com êxito no Brasil, em contextos de solo e clima semelhantes aos do Mali, de modo a aumentar a produtividade de algodão utilizando tecnologias de conservação e de fertilidade do solo mais eficientes e sustentáveis. Na medida em que grande parte da população maliense vive do setor agrícola, o melhoramento dos solos para a plantação de algodão poderá também beneficiar agricultores de outras culturas.
A iniciativa contempla também ações de saúde comunitária e procurará relacionar a melhoria das condições do solo e dos alimentos produzidos com as condições gerais de saúde da população local.
Matéria relacionada
Novo projeto contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do Mali