Notícias
ABC realiza missão a Belize para elaborar projetos de produção de arroz, feijão, milho e soja
Entre os dias 06 e 10 de julho, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) enviou, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), missão a Belize para negociação e elaboração de projetos de cooperação técnica na área agrícola. O objetivo foi dar início ao programa de cooperação técnica no campo das relações bilaterais Brasil - Belize.
A delegação brasileira, integrada pelo técnico de cooperação, Wolney Matos de Andrade, representante da ABC, e pelos Doutores Tarcísio Cobucci, Eduardo Sanches Stuchi e Juliana de Freitas Astúa, pesquisadores da Embrapa, participou de reunião inaugural de trabalhos no Ministério da Agricultura, Pesca e Cooperativas de Belize. Em seu discurso de abertura, o Ministro René Montero agradeceu o gesto do Governo brasileiro em enviar, em período relativamente curto de tempo, essa delegação, para dar início à cooperação bilateral na área agrícola. Também elogiou a estratégia e as políticas do Governo brasileiro na área de agricultura e segurança alimentar, na qual o papel da agricultura familiar e de subsistência, o fortalecimento da capacidade de produção, estocagem e venda dos excedentes por pequenos agricultores, organizados em cooperativas, constituem fatores de fundamental importância. Nesse sentido, expressou o interesse de reproduzir, no que couber, esse modelo em Belize. Pelo lado brasileiro, o Encarregado de Negócios na Embaixada do Brasil em Belize, Pedro Saraiva Etchebarne, versou sobre o conhecimento brasileiro na área agrícola, particularmente sobre o papel da agricultura familiar no fortalecimento da segurança alimentar brasileira, em sintonia com o Programa Fome Zero.
Em função da grande quantidade de regiões a serem visitadas e encontros a serem mantidos durante a missão, a delegação foi dividida: os Doutores Eduardo Stuchi e Juliana Astúa visitaram a região de Stann Creek/Dangriga, onde se concentra maior parte da produção de cítricos do país. Os dois pesquisadores da Embrapa reuniram-se com a Força Tarefa contra o HLB e a Associação de Produtores de Citros - CGA e visitaram áreas de cultivo de cítricos e o laboratório do Instituto de Pesquisa e Ensino em Citros – CREI. Também apresentaram aos produtores rurais da região a citricultura no Brasil e o manejo da doença.
O Doutor Tarcísio Cobucci e o representante da ABC mantiveram encontros com representantes da Central Farm e do Instituto Caribenho de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura - CARDI. Além disso, o Doutor Cobucci realizou visitas a produtores de arroz em Orange Walk e de feijão em Blue Creek. Fazendas integradas, plantações de caupi para exportação e produtores de milho em Spanish Lookout também foram visitados.
A missão, a partir dos resultados dos encontros, atingiu os objetivos de negociar e elaborar quatro projetos de cooperação técnica nos setores de produção de arroz, feijão, milho e soja, a saber:
- "Capacitação de Recursos Humanos e Validação de Variedades para Produção de Arroz de Terras Altas em Belize";
- "Capacitação de Recursos Humanos e Validação de Variedades para Produção de Feijão em Belize";
- "Capacitação de Recursos Humanos e Validação de Variedades para Produção de Milho em Belize";
- "Capacitação de Recursos Humanos e Validação de Variedades para Produção de Soja em Belize".
As propostas preveem atividades de treinamento em sistemas de produção, armazenamento e uso de implementos, bem como na implantação de áreas demonstrativas, ao longo do período de dois anos. Também foram elaborados os Ajustes Complementares referentes aos quatro projetos.
A cerimônia de encerramento, realizada no Ministério da Agricultura, Pesca e Cooperativas, foi presidida pelo Ministro Montero e contou com a participação do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior, Alexis Rosado, em representação do Ministro Wilfred Elrington. Visivelmente satisfeito, o Ministro da Agricultura, Pesca e Cooperativas congratulou a delegação brasileira pelos êxitos alcançados e, em seguida, procedeu à firma dos projetos, os quais foram assinados, também, pelo Embaixador Alexis Rosado.