Notícias
ABC, PNUD e prefeitura de Porto Alegre trabalham juntos na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre
Um acordo de cooperação técnica internacional assinado nesta quarta-feira, 18/12, entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a prefeitura da capital gaúcha e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai apoiar a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. A iniciativa será desenvolvida ainda em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
O projeto “ POA 2030, Inovadora, Integrada, Resiliente e Sustentável ” vai dar subsídios para aperfeiçoar a gestão do planejamento urbano e para promover o desenvolvimento integrado e sustentável do município, com base nos princípios da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Na cerimônia de assinatura, o diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, destacou a conexão do processo de revisão do Plano Diretor com os compromissos assumidos por 193 países no âmbito da Agenda 2030 da ONU, incluindo o Brasil, em 2015. " Porto Alegre dá um exemplo ousado com este processo de revisão do Plano Diretor e se mobiliza para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas ".
Já a representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, disse que as ações previstas no projeto estão intrinsecamente ligadas à Agenda 2030 e aos ODS. " Para um futuro mais sustentável, sem deixar ninguém pra trás, temos que ter planejamento urbano, eficiência energética, transporte e habitação adequados ”, destacou. “Isso irá definir o melhor para as futuras gerações e todos estarão incluídos neste projeto. A prefeitura pode contar com total apoio do PNUD para que os objetivos sejam alcançados" , acrescentou.
Projeto inovador
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, falou da expectativa sobre a parceria. Segundo ele, o Plano Diretor deve ser inovador e acolher seus habitantes e interesses. "Estamos fazendo algo que a gente considera ideal para construir o modelo ideal para nossa cidade, com uma visão holística e ampla. Um Plano Diretor que sirva como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas" , disse.
Confira abaixo o discurso proferido pelo diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira.
Publicado em: 20/12/2019
Fonte: Com informações: PNUD foto: PMPA
Arquivo(s):