Notícias
ABC participa em curso sobre programas de alimentação escolar
O curso, promovido pelo projeto de fortalecimento de programas de alimentação escolar "Fortalecimento de Programas de Alimentação Escolar no Marco da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025" , executado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Governo brasileiro, em parceria com Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) , com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) . Além do Brasil, o curso acontece este ano na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru, onde também estão sendo realizados os encontros presenciais.
Representante da ABC marcou presença no evento, que também contava com a participação de gestores públicos, profissionais dos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) , técnicos do FNDE e de outras instituições governamentais, professores e representantes da sociedade civil de áreas relacionadas a alimentação escolar, nutrição e segurança alimentar, agricultura e educação.
Para a Analista de Projetos de cooperação Sul-Sul da ABC, Fernanda Garcês, o tema de alimentação escolar é muito significativo e uma das grandes demandas de outros países em solicitações de iniciativas de cooperação Sul-Sul com o Brasil. Garcês destacou a experiência técnica do FNDE e o apoio que a instituição tem prestado a outros países e o reconhecimento do PNAE como um programa bem sucedido. “Com diversos países temos dialogado na execução ou na reformulação de políticas públicas direcionadas a uma lógica mais intersetorial, que integre a agricultura familiar, as compras governamentais, entre outros. Isso tem significado uma quebra de paradigma” , analisou.
Najla Veloso, Coordenadora Regional do projeto de fortalecimento de programas de alimentação escolar para a América Latina e o Caribe , do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO , explicou que este curso nasceu da necessidade de oferecer aos países conhecimentos e, ao mesmo tempo, promover o diálogo. “Essa á uma cooperação técnica na qual as ações se desenvolvem em um conjunto de países com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de suas capacidades em programas e políticas de alimentação escolar, a partir de suas realidades e contextos locais” , disse Veloso.
Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no site da FAO .