Notícias
ABC participa da I Reunião Ibero-Americana de Responsáveis de Cooperação
Tiveram lugar em São Salvador, capital de El Salvador, entre os dias 31 de março e 2 de abril, a I Reunião de Responsáveis de Cooperação e o Seminário sobre Juventude e Desenvolvimento, eventos preparatórios à XVIII Cúpula Ibero-Americana. A delegação brasileira chefiada pelo Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, foi integrada pela Coordenadora-Geral de Cooperação em Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Formação Profissional, Senhora Maria Augusta Montalvão Ferraz; e pelo Oficial de Chancelaria, Senhor Pedro Conde Rocha Rodrigues Carneiro Campello, ambos da ABC.
Na abertura da Sessão de Responsáveis de Cooperação, co-presidida por Alberto Morales Guerra, Coordenador da Secretaria Pro-Tempore, e por Miguel Hakim Simón, Secretário para Cooperação da SEGIB, foi apresentado breve realato sobre os programas, projetos e iniciativas nas áreas cultural, econômica e social. Nesse contexto, o Embaixador Luiz Henrique adiantou a intenção brasileira de oferecer o projeto "Segundo Tempo", diretamente vinculado ao tema da XVIII Cúpula Ibero-Americana: "Juventude e Desenvolvimento". A proposta, que tem por objetivo promover a inclusão social de jovens em situação de risco social, por meio de atividades esportivas e lúdicas, despertou grande interesse dos participantes, muito especialmente da Ministra de Relações Exteriores salvadorenha, Marisol Argueta, e do próprio Secretário-Geral Ibero-Americano, Senhor Enrique Iglesias. Percebeu-se, assim, uma expectativa generalizada de que o Brasil formalize a apresentação desse projeto na II Reunião de Responsáveis de Cooperação (em julho próximo), a fim de que possa tal iniciativa ser submetida à XVIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo (em outubro).
O chefe da delegação brasileira anunciou, ainda, a realização, em maio próximo, da primeira reunião do Comitê Intergovernamental de monitoramento da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano, na Fundação Oswaldo Cruz. Por fim, divulgou a Iniciativa "Ibermuseus", que tem como objetivo proporcionar a troca de experiências no campo museal, a criação de um fundo de desenvolvimento para os cerca de dez mil museus e a formação de uma rede ibero-americana de museus, com vistas a angariar novos adeptos, antes da reunião de Ministros da Cultura Ibero-Americanos, prevista para junho de 2008. A Responsável de Cooperação da Venezuela manifestou a intenção de seu país em aderir à Iniciativa.
No Seminário Ibero-Americano sobre Juventude e Desenvolvimento, a delegação do Brasil anunciou, na Mesa de Discussão IX (que tratou dos temas esporte, recreação e tempo livre), sua disposição de oferecer, por ocasião da Segunda Reunião preparatória da XVIII Cúpula, o projeto de cooperação "Segundo Tempo". O Seminário propiciou debates, em diferentes mesas, acerca dos seguintes temas: situação atual dos jovens, perspectivas e tendências, inclusão da juventude nas políticas públicas da Ibero-América, educação e fomento da cultura, saúde integral, emprego, meio ambiente, diversidade cultural, gênero, ciência e tecnologia, liderança e empreendimento, associativismo e voluntariado juvenil, migração, cultura da paz e prevenção da violência, esportes, recreação e tempo livre.
O evento mostrou-se bastante produtivo, primeiramente, porque foi possível traçar um plano de ação, no âmbito da cooperação técnica, até a XVIII Cúpula Ibero-Americana. Mas também, e sobretudo, por haver proporcionado proveitosos contatos com as contrapartes da ABC na América Latina.