Notícias
ABC faz entrega de máscaras para Obras Sociais Irmã Dulce enfrentar a pandemia
A cerimônia de entrega das 20 mil máscaras para a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) ocorreu na manhã desta sexta-feira (24/7), na sede da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília.
O material irá auxiliar a entidade filantrópica baiana nos esforços de combate ao novo coronavírus. As máscaras descartáveis, doadas pela empresa chinesa "Beijing Dajia Information Technology", foram recebidas, na China, pela Embaixada do Brasil em Pequim, tendo sido posteriormente enviadas ao Brasil por mala diplomática, em operação coordenada pela ABC.
Participaram da cerimônia o diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, o coordenador-geral da Cooperação Humanitária da ABC, Conselheiro José Solla Vázquez Junior, e um representante da entidade filantrópia Associação Obras Sociais Irmã.
O embaixador Ruy Pereira elogiou o trabalho feito pela instituição baiana e lembrou a canonização da Irmã Dulce, ocorrida em 2019. “Parabéns pelo trabalho e pela obra da nossa santa, que é um patrimônio da Bahia e do Brasil, tão merecidamente santificada pelo Papa Francisco.”
Ruy Pereira destacou o trabalho de coordenação realizado pela área de cooperação humanitária da ABC durante o período de pandemia, já que o Brasil tem recebido doações de material médico-hospitalar de diversas partes do mundo, especialmente da China. O diretor da ABC lembrou, ainda, o apoio recebido pelo Ministério das Relações Exteriores ao disponibilizar o serviço de malas diplomáticas para garantir o envio das doações para o Brasil.
A OSID foi representada pelo voluntário Felipe da Silva Reis de Almeida que agradeceu o trabalho de todos os profissionais envolvidos nas doações e reforçou que o material irá ajudar muito a entidade nos esforços de enfrentamento da pandemia.
Obras Sociais Irmã Dulce
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nasceram no dia 26 de maio de 1959, tendo como sua fundadora a Santa Dulce dos Pobres, então Irmã Dulce. O processo de canonização de irmã Dulce foi finalizado em cerimônia realizada no Vaticano, no dia 13 de outubro de 2019, quando o Papa Francisco proclamou a nova santa da Igreja Católica: Dulce dos Pobres.
Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia, a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social.
A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.
Autor: Claudia Caçador