Notícias
ABC envia missão de cooperação técnica a Granada
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) enviou, nos dias 12 e 13 de novembro, missão multidisciplinar a Granada para negociação e elaboração de projetos de cooperação técnica internacional com este país.
A delegação brasileira foi chefiada pelo Assistente de Chancelaria, Lucas Duarte Melillo, e integrada pela Analista de Projetos da ABC, Angela Viehmayer Gaudencio, bem como por representantes do Ministério da Saúde e da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER - MG).
A reunião de recepção da delegação, presidida pela Secretária Permanente de Relações Exteriores, Sybil Alexander, contou com expressiva participação de altos funcionários e representantes de instituições governamentais granadinas. O Governo granadino manifestou a importância que pretende imprimir à cooperação técnica como instrumento de aprofundamento das relações bilaterais, além da importância da contribuição efetiva do Governo brasileiro, por meio da troca de experiências e conhecimentos, para a capacitação de técnicos e profissionais granadinos, com destaque para papel da cooperação sul-sul como fator de aproximação e integração entre os países.
Durante a missão, os representantes brasileiros se encontraram com as contrapartes granadinas e demais instituições interessadas na cooperação brasileira, entre elas o Ministério de Finanças e Cooperação Internacional, Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, Ministério da Saúde, Câmara de Indústria e Comércio de Granada, além de associações de produtores, cooperativas e empresas do setor privado.
A delegação brasileira realizou visitas técnicas ao departamento de controle epidemiológico de Granada, ao setor de vigilância entomológica e a laboratório da rede pública de saúde, com o objetivo de diagnosticar o estágio de desenvolvimento dos sistemas de informação de saúde, e de controle e prevenção de doenças.
Além disso, também foram realizados encontros técnicos na Câmara de Indústria e Comércio e visita à unidade de produção de Mirabeau Farm, oportunidade em que a delegação conheceu aspectos técnicos relacionados à cultura e ao agroprocessamento de cacau e noz-moscada, principais produtos da agricultura granadina.
A missão atingiu os objetivos de negociar e elaborar cinco atividades de cooperação técnica nas áreas de agricultura e saúde. São elas:
- Intercâmbio de experiências entre Brasil e Granada para prevenção e controle da dengue;
- Intercâmbio de experiências em Sistemas de Informação de Saúde;
- Capacitação em assistência técnica e extensão rural – ATER - para extensionistas de Granada;
- Capacitação em associativismo e desenvolvimento da cadeia produtiva para acesso ao mercado doméstico;
- Workshop e elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento de cadeias produtivas para o mercado interno.