Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), sediada em São Paulo, assinaram, em 10/03, termo de doação para que o Governo brasileiro receba as doações da campanha “Juntos pela Síria”, organizada por aquela Câmara de Comércio, com apoio de entidades e da população brasileira, em especial da comunidade de origem árabe radicada no Brasil, e as envie àquele país árabe, atingido pelos terremotos de fevereiro último.
Dentre os itens angariados, constam medicamentos diversos, tais como alimentos desidratados nutricionais halal, cadeiras de rodas e muletas. O presidente da CCAB, Embaixador Osmar Chohfi, assinou com o Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária da ABC, Ministro José Solla, termo que consagrou o esforço conjunto de cooperação humanitária em favor da Síria. O primeiro lote da doação deverá ser enviado no início do mês de abril.
Na ocasião, o Ministro José Solla e o Embaixador Osmar Chohfi visitaram o Esporte Clube Sírio em São Paulo, onde estão armazenados os itens emergenciais, junto com o presidente daquela tradicional entidade social, Senhor Marcos Demétrio Haik.
A campanha “Juntos pela Síria” reuniu as seguintes entidades em torno dessa causa humanitária: Arquidiocese Ortodoxa, Associação Beneficente A Mão Branca, Associação Beneficente Síria-HCOR, Associação Beneficente Sírio-Libanesa, Associação Cedro do Líbano, Associação Médica Líbano-Brasileira, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Cdial Halal, Club Homs, Clube Atlético Monte Líbano, Esporte Clube Sírio, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), Hospital Sírio-Libanês, Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, Lar Druzo Brasileiro, Lar Sírio, Mesquita Brasil, Sociedade Antioquina do Brasil, PWTech e Ortopedia Jaguaribe.
Doações brasileiras
O Governo brasileiro já enviou à Síria 90 purificadores de água potável e 7 toneladas de alimentos desidratados nutricionais halal. Os purificadores de água incluem um “kit” voltaico para garantir autonomia de energia e têm capacidade de produzir, diariamente, mais de 500 mil litros de água, atendendo mais de 25 mil pessoas. Os alimentos desidratados (risotos e sopas) equivalem a cerca de 280 mil refeições
As regiões do Norte da Síria e da fronteira com o Líbano, mesmo antes do terremoto, já vinham sofrendo com surto de cólera. Após os abalos sísmicos, a situação ficou ainda mais crítica.
As doações humanitárias chegaram à fronteira síria em 13/03, e foram entregues ao Crescente Vermelho Árabe Sírio, que as distribuirá naquele país.