Notícias
ABC e ANA reprogramam execução dos projetos de cooperação
O programa de cooperação técnica bilateral em matéria de recursos hídricos, implementado em diversos países latino-americanos por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Agência Nacional de Águas (ANA) , está passando por mudanças em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A adequação dos projetos, especialmente no que tange à prorrogação da vigência, foi decidida em videoconferência realizada, no último dia 15 de junho, com a presença de representantes da ABC e da ANA. O objetivo das adequações é o de cumprir com os cronogramas de atividades previstas no escopo de cada iniciativa.
Os projetos em andamento que compõem o programa acontecem no Paraguai, Argentina, Bolívia, Suriname, Peru, Equador, República Dominicana e El Salvador. A vigência de todos eles será prorrogada até 31 de dezembro do ano subsequente à sua vigência atual, para que se possam cumprir os respectivos planos de trabalho.
A ANA, executora das ações, realizará atividades não presenciais (videoconferências, "Webinar", capacitações via Educação a Distância - EAD), uma vez que as atividades presenciais deverão ser retomadas somente a partir de 2021. É o caso dos projetos bilaterais com a Bolívia, o Equador e o Peru, que previam a participação de técnicos no curso "Direito de Águas à Luz da Governança", que ocorreria em março, em São Paulo, mas foi cancelado em razão da pandemia. A agência também realizará o curso "Governança da Água na América Latina" em modalidade EAD.
Adequações estão igualmente acontecendo relativas à doação de alguns equipamentos para países participantes do programa. É o caso da Bolívia, Equador, Peru e Paraguai. Este último, que recebeu equipamentos no início de junho, deverá ter orientações dos técnicos da ANA, via videoconferência, para a instalação e calibração dos equipamentos, além dos testes das estações. O projeto será avaliado e monitorado no contexto da I Reunião de Avaliação e Monitoramento do Programa de Cooperação Técnica Bilateral Brasil - Paraguai, que será realizada de forma remota em breve.
Projetos
Os projetos que fazem parte do Programa de Gestão de Recursos Hídricos são:
• Desenvolvimento de Capacidades da Argentina e Brasil na Área de Gestão de Recursos Hídricos;
• Desenvolvimento Institucional para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Estado Plurinacional da Bolívia;
• Fortalecimento Institucional para a Gestão de Recursos Hídricos em El Salvador;
• Fortalecimento da Rede Hidrológica, Implementação de uma Sala de Situação e Capacitação Técnica para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Equador;
• Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos no Paraguai com Ênfase nas Zonas Transfronteiriças das Bacias do Apa e de Itaipu;
• Fortalecimento Institucional para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos Peru-Brasil;
• Apoio à Implementação do Programa Produtor de Águas (antes denominado Apoio à Implementação do Programa Cultivando Água Boa - Fase II), no âmbito da cooperação com a República Dominicana; e
• Fortalecimento Institucional para Gestão Estratégica dos Recursos Hídricos no Suriname.
Autor: Claudia Caçador