Notícias
ABC discute programa de cooperação técnica com novo Embaixador do Japão
Em visita de cortesia ao Diretor da ABC – Embaixador Luiz Henrique Fonseca –, o novo Embaixador do Japão, Ken Shimanouchi, acompanhado de diplomatas de seu "staff” e de representante da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), discorreu sobre as perspectivas de sua missão no Brasil, com particular ênfase no domínio da cooperação técnica nipo-brasileira.
O Embaixador Shimanouchi manifestou seu agrado com o fortalecimento institucional da JICA, que a partir de 2008 deverá assumir atribuições do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). Nesse contexto, o Japão buscará ampliar significativamente suas ações na esfera internacional, tendo o Brasil como um de seus principais parceiros. O Diretor da ABC reconheceu os aspectos positivos da cooperação japonesa, ressaltando o seu formato trilateral, que tem propiciado a atuação conjunta em países de menor desenvolvimento relativo, beneficiando, particularmente, a vinda de bolsistas africanos e latino-americanos para a realização de cursos de aprimoramento técnico no Brasil.
O Embaixador Shimanouchi referiu-se, ainda, aos novos temas de interesse de seu governo, biocombustíveis e a televisão digital, assinalando ser de alta prioridade a importância atribuída à cooperação bilateral com o Brasil em ambas as áreas. O Diretor da ABC observou-lhe que embora o caso da TV digital envolva aspectos tecnológicos e comerciais, as iniciativas nessa área de cooperação técnica poderão ser objeto de consideração da ABC. No caso dos biocombustíveis, o Diretor da ABC esclareceu que o governo brasileiro tem um plano geral de formulação e execução de políticas e programas sobre o assunto e que os aspectos de cooperação técnica no referido domínio são tratados pela ABC, em coordenação com o Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores.