Notícias
ABC coordena proposta de projeto de cooperação técnica entre bombeiros brasileiros e costarriquenhos
Uma missão composta por especialistas da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) esteve na Costa Rica, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, com o objetivo de identificar possíveis temas para iniciativas de cooperação técnica entre os dois países. Na ocasião, os brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura e o funcionamento do Corpo de Bombeiros do país centro-americano, bem como as instalações da Academia Nacional de Bombeiros da Costa Rica (ANB).
Entre as informações coletadas, registrou-se que o Corpo de Bombeiros da Costa Rica, que conta com 75 postos, realiza cerca de 60 mil atendimentos por ano, sendo o maior índice deles relacionados com acidentes envolvendo abelhas africanas, seguido pelos chamados para o atendimento a incêndios urbanos. Dessa forma, os bombeiros da Costa Rica solicitaram capacitação em investigação de incêndios, além da troca de experiências com o Brasil nas áreas de combate à incêndios florestais e a incêndios em altas edificações, além de resgate em veículos pesados.
Em reunião com o Diretor-Geral do Corpo de Bombeiros da Costa Rica foi sugerida a possibilidade de realização de uma capacitação técnica pelos bombeiros brasileiros, em um dos temas acima mencionados, aos seis países membros da Confederação do Corpo de Bombeiros do Istmo Centro-Americano (CCBICA) - Nicarágua, Honduras, Panamá, Guatemala, El Salvador e Costa Rica.
A delegação brasileira manteve também encontro com a Diretora de Cooperação Internacional do Ministério de Relações Exteriores da Costa Rica, ocasião em que foram discutidas as perspectivas para a cooperação técnica entre os bombeiros de ambos os países.
O Brasil desenvolve ainda outras iniciativas de cooperação técnica com a Costa Rica em temas como alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, fortalecimento institucional, entre outros. Brasil e Costa Rica mantêm relações diplomáticas desde 1906.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)