Notícias
ABC comemora os seus 30 anos em prol do desenvolvimento sustentável
Na mesa de abertura, estiveram também presentes o Diretor de Estudos, Planificação e Informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Sr. Embaixador Álvaro Manuel Trindade do Ó da Silva, por ser o país com quem o Brasil tem maior volume de iniciativas de cooperação técnica; o Senhor Niky Fabiancic, Coordenador Residente da Organização das Nações Unidas no Brasil; O Sr. Osmar Terra, Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil; entre outros ilustres representes do governo brasileiro de governos estrangeiros.
Em suas palavras, o Ministro do MRE ressaltou que a ABC criou um modelo exitoso de Cooperação Internacional, resultado do esforço e dedicação dos seus comprometidos e competentes colaboradores. Aloysio mencionou ainda a importância do Projeto de Lei sobre Cooperação Internacional que está em discussão internamente no MRE, para então ser avaliado por outros parceiros e enviado posteriormente para o Congresso Nacional. "O Brasil capta as necessidades dos parceiros e promove a cooperação internacional não somente movida pela solidariedade, mas como indutora do nosso próprio desenvolvimento internacional. Desta forma, todos ganham.", afirmou Aloysio.
No período da tarde do dia 25, os participantes puderam escolher entre as mesas redondas "Preparação para o PABA+40", moderada pelo Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e Diretor do Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul - UNOSSC, Senhor Jorge Chediek; "Cooperação Sul-Sul e proposta de ampliação de atuação conjunta em benefício de terceiros países", cujos trabalhos foram conduzidos pelo Embaixador brasileiro Santiago Mourão; e " Arranjos de parceria entre países em desenvolvimento para a cooperação Sul-Sul", moderada pelo Diretor da ABC, Embaixador João Almino.
Contando com grande participação de público, as discussões foram bastante dinâmicas e diversos países e parceiros puderam também relatar as suas experiências de cooperação com o Governo brasileiro, permitindo-se confirmar o espírito de colaboração e reconhecimento reciproco que orienta a atuação conjunta entre o Governo do Brasil e as entidades cooperantes. Ficou clara também a importância do papel da ABC enquanto líder do desenvolvimento global e promotora da cooperação Sul-Sul.
Para encerrar o primeiro dia, o Embaixador João Almino mencionou o fato de que a cooperação técnica pode, ainda que com recursos relativamente pequenos, criar impactos altamente relevantes e ressaltou ainda que o Brasil vem procurando manter os seus princípios de horizontalidade nas diversas modalidades de cooperação que desenvolve.
No dia 26, a mesa redonda "Evolução da Cooperação Técnica Internacional Brasileira", mediada pelo Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima e pelo Diretor da ABC, contou com grande e participativa audiência que assistiu e comentou a apresentação oficial de publicações especialmente desenvolvidas para as comemorações dos 30 anos da ABC. Foram ouvidos diversos relatos sobre exitosas experiências de cooperação técnica internacional, compartilhadas pelos representantes de variadas organizações presentes, parceiras da ABC no desenvolvimento das iniciativas de cooperação.
Para concluir, o Embaixador João Almino compartilhou uma reflexão que foi trazida algumas vezes durante o evento sobre a ideia da cooperação técnica como promotora de uma nova diplomacia de solidariedade entre os povos, concretizada através da troca de conhecimentos através do princípio da horizontalidade.
Consulte aqui as publicações lançadas no evento comemorativos aos 30 anos da ABC, assim como uma seleção de fotografias .
Mais informações sobre toda a cobertura de comunicação realizada nestes dois dias de evento, poderão ser encontradas nas mídias sociais da ABC: Facebook , Twitter e Instagram .