Notícias
ABC apoia construção de Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras em Catuti, MG
As obras de construção do Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti, em Minas Gerais, que está sendo construído no âmbito do "Projeto Regional para o Aperfeiçoamento de Técnicos Africanos em Cotonicultura", coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), tinham previsão de entrega em abril. Em face da pandemia do novo coronavírus, o trabalho foi afetado, porém continua em execução.
A iniciativa beneficiará o setor algodoeiro local e permitirá que o Centro funcione como um espaço de compartilhamento e troca de experiências e boas práticas brasileiras, em cotonicultura, com 15 países da África (Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameroun, Côte d'Ivoire, Chade, Etiópia, Mali, Quênia, Tanzânia, Moçambique, Malawi, Togo, Senegal e Zimbábue), levando o conhecimento produzido ali e o nome da região para o cenário internacional.
O espaço terá uma área construída de 1.204 m², que abrigará a usina beneficiadora de algodão, escritórios, salas de reuniões e de treinamentos, balança de pesagem, galpões para máquinas agrícolas e uma oficina mecânica.
O projeto de cooperação técnica é coordenado pela ABC, em parceira com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), Universidade Federal de Lavras (UFLA) , Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) , Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) , Prefeitura Municipal de Catuti-MG , Cooperativa de Produtores Rurais de Catuti (COOPERCAT) e Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (PROALMINAS).
Saiba mais sobre o Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti aqui: A cooperação técnica e o "Centro de Referência da Agricultura Familiar"