Notícias
1ª Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP
O Ministério da Saúde do Brasil , a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e representantes da área de saúde dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizaram, entre os dias 15 e 17 de outubro, na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, a 1ª Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP (rBLH-CPLP), visando a criação de um plano de ação para a implantação da Rede nos Estados membros.
“ Essa Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP é simbólica porque é um espaço de articulação multilateral das ações, em favor da saúde da criança ”, disse o Coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano , João Aprígio. Para ele, o encontro em Praia representa um “ passo importante ” para a saúde da criança no âmbito da CPLP e inaugura uma nova etapa das iniciativas de cooperação multilateral.
Na ocasião, os representantes debateram temas como “Experiências de Bancos de Leite Humano na CPLP”, “Leite Humano: Qualidade e Controle”, “Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano” e “Rede de Leite Materno Humano como estratégia política pública para qualificação da atenção em termos de segurança alimentar e nutricional”.
A Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica com a CPLP da ABC, Alessandra Ambrósio, ressaltou os esforços da Agência para apoiar a abertura de novas unidades de BLH em outros países lusófonos da África. Atualmente, existem BLH em Cabo Verde e Moçambique. O de Angola encontra-se em fase final de instalação.
Histórico da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP
A rBLH-CPLP começou a ser construída em 22 de maio de 2017, às margens da 70ª Assembleia Mundial da Saúde. Na oportunidade, os ministros da saúde dos Estados membros da CPLP, reunidos em Genebra, deliberaram pela criação da Rede.
À luz da Agenda 2030 das Nações Unidas , os ministros defenderam a importância de aprofundar acordos político-diplomáticos em saúde entre os membros da Comunidade, fortalecendo o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS/CPLP) .
“ O Ministério da Saúde de Cabo Verde e todas as instituições do país ligadas à CPLP vão fazer tudo para que tenhamos sucesso e, daqui a dois anos, façamos um balanço para dizermos que valeu a pena estar nesta aventura de unir os nossos povos ”, indicou o Diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia.
Cabo Verde foi o primeiro país do continente africano a inaugurar um BLH. A partir de um projeto de cooperação técnica com o Brasil, coordenado pela ABC, em parceria com a Fiocruz, o país instalou seu primeiro BLH no Hospital Dr. Agostinho Neto.
Moçambique, que inaugurou seu BLH no final do mês de outubro, é a segunda nação do continente a adotar o modelo. Em Angola, entidades responsáveis já trabalham na reforma de espaços físicos e na aquisição de tecnologias brasileiras.
A CPLP
Constituída em 1996, a CPLP tem como objetivo central “ reforçar os laços de solidariedade e de cooperação que os unem, conjugando iniciativas para a promoção do desenvolvimento econômico social dos seus povos ”. São Estados membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Considerando a importância do tema “cooperação” para a consolidação das ações da CPLP, a ABC vem trabalhando para aumentar a coordenação dos esforços empreendidos pela Comunidade e pelos Estados membros em prol do desenvolvimento.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: Sapo; Governo de Cabo Verde e Fiocruz