Quem é Quem
-
Direção
Embaixador Ruy Carlos Pereira - Diretor Ver Currículo
O Embaixador Ruy Pereira é o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) desde 2018. Anteriormente serviu como Embaixador do Brasil em Caracas e foi Delegado Permanente junto à Associação Latino-Americana de Integração e ao MERCOSUL, em 2012 e 2013. Foi Cônsul-Geral do Brasil em Montevidéu e Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, entre outras funções que desempenhou no exterior. Em Brasília, foi Chefe de Gabinete do Secretário-Geral das Relações Exteriores, de 2003 a 2006, e exerceu as funções de Assessor do Ministro das Relações Exteriores e Assessor Especial do Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo. Foi coordenador dos grupos de trabalho interministeriais que se encarregaram das candidaturas do Professor José Graziano da Silva à Direção-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2011; do Embaixador Roberto Azevedo à Direção-Geral da Organização Mundial do Comércio, em 2013; e da Doutora Flávia Piovesan à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em 2017. É membro titular do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, como representante do Ministério das Relações Exteriores.
Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes - Diretora-Adjunta
A embaixadora Maria Luiza Lopes da Silva tornou-se Diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em julho de 2022. Formada pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, com Mestrado em História pela Universidade de Brasília, iniciou sua carreira diplomática em 1988. Tornou-se ministra de primeira classe em 2017. No Brasil, passou pela Divisão de Feiras e Turismo, pelo Departamento de Ásia e Oceania, pela Divisão da Organização dos Estados Americanos, no cargo de subchefia. Foi chefe da Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior e da Divisão de Assistência Consular, e, ainda, do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior. Fora do Brasil, foi chefe do Setor Consular na Embaixada do Brasil em Washington, em 20007, tendo antes passado pelas Embaixadas brasileiras em Tel Aviv e Kuala Lumpur. A Embaixadora Luiza Lopes foi membro titular do MRE no Grupo Interministerial de Monitoramento e Avaliação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A Diretora-adjunta da ABC recebeu, em 2015, a Ordem de Rio Branco, Grande Oficial. No mesmo ano foi condecorada com a Medalha do Pacificador.
Ministra Andréia Cristina Nogueira Rigueira - Chefe de Gabinete
Diplomata de carreira. Bacharel em Direito. Esteve lotada em Ottawa, Manila, Paris, Kinhasa, Buenos Aires, La Paz, Seul, Nova York e Timor-Leste. Atuou em diversas áreas do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, incluindo a coordenação de execução orçamentária e financeira, assessoria de imprensa, recursos humanos e planejamento de mão de obra e, igualmente, cooperação internacional. Colaborou com a Academia Diplomática Brasileira, onde deu aulas de administração orçamentária e financeira. Atuou como responsável pela Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação da Agência Brasileira de Cooperação e é atualmente Chefe de Gabinete do Diretor da ABC.
-
Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
Nelci Peres Caixeta - Coordenador-Geral de Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania
Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, Belo Horizonte, MG (junho/84). Pós-Graduado em Linguística Aplicada, em Gerenciamento Estratégico de Projetos e em Relações Internacionais com ênfase em Cooperação Técnica Internacional. Foi professor em escolas de nível médio e superior (públicas e privadas) em diferentes áreas do conhecimento: matemática, ciências e biologia, mastozoologia, línguas estrangeiras e implementou projetos de desenvolvimento em criação de gado leiteiro, piscicultura e rizicultura. Atua como Coordenador-Geral de Cooperação técnica Sul-Sul para a África, Ásia, Oceania e Oriente Médio na ABC/MRE desde maio de 2004.
-
Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
Paulo Barbosa Lima - Responsável pela Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, 1985, possui especialização em cooperação Sul-Sul pelo Instituto Universitário de Desarrollo y Cooperación da Universidad Complutense de Madrid, 2017.
Foi pesquisador cinematográfico na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1986 a 2002, e diretor de projetos da Agência 21 – Meio Desenvolvimento e Cultura, onde respondia por iniciativas de desenvolvimento regional e de revitalização urbana, no Brasil, de 1993 a 2003.
Trabalha na Agência Brasileira de Cooperação desde 2004, a princípio como Assessor na Coordenação-Geral de Comunicação e Informação, até 2008. Passou a atuar na área de cooperação técnica Sul-Sul, em 2008, como Analista de Cooperação na Coordenação de Cooperação Técnica com África, Ásia e Oceania. A partir de 2009, assumiu a Coordenação de Cooperação Técnica Bilateral com os PALOP e Timor-Leste.
-
Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
Maria Augusta Ferraz - Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa
Graduada em Ciências Econômicas, com especialização (Latu Sensu) em Análise e Elaboração de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Tem 28 anos de experiência em cooperação técnica internacional com países da África, Américas e Organismos Internacionais. Atualmente, desempenha a função de Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica para a América Latina, Caribe e Europa na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
-
Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
Marcio Lopes Corrêa - Responsável pela Cooperação Técnica Recebida Multilateral
Bacharel em Relações Internacionais e tem MBA em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos. Atuou como Gerente de Cooperação Técnica Multilateral na ABC de 1995 a 2000. Foi Coordenador-Geral de Cooperação Técnica Recebida Multilateral de 2001 a 2019. Responsável pela equipe de analistas técnicos da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Recebida Multilateral de 2019 a 2021.
-
Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
Cecilia Malaguti do Prado - Responsável pela Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais
Com mais de trinta anos de experiência progressiva em programação, execução e coordenação de programas e projetos de cooperação técnica internacional, é perita em negociação bilateral, trilateral e multilateral internacional. Geógrafa de formação, possui vários cursos em planejamento, formulação, monitoramento e avaliação de projetos de cooperação técnica internacional patrocinados pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre outros.
Trabalhou na Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no período de 1989 a 2004, como assistente e analista, nas áreas de cooperação técnica com África e de orçamento e gestão de projetos. De 1994 a 2004 atuou como Gerente de Cooperação Multilateral da Coordenação de Cooperação Multilateral.
Foi Assessora da Divisão de Operações e Gerenciamento do Conhecimento do atual Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) do Programa da Nações Unidas, em Nova York, EUA, entre 2006 e 2008.
Em 2009, retornou à ABC, inicialmente como Gerente de Cooperação Multilateral para tratar da cooperação Sul-Sul trilateral e, desde 2011, como Coordenadora de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais.
-
Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
Alessandra Ambrósio - Responsável pela Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Bacharel em Relações Internacionais, é Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas, tem MBA em Planejamento e Gerenciamento Organizacional e cursou especializações em “Relações Internacionais com Ênfase em Cooperação Internacional”; “Cooperação Sul-Sul Iberoamericana: Agentes, Marcos e Gestão de Projetos” e “Incorporação da Perspectiva de Gênero na Cooperação Sul-Sul e Triangular”.
Atua desde 1992 na área de Cooperação Internacional. Inicialmente em uma organização do Terceiro Setor, na qual foi responsável pela gestão de projetos de cooperação técnica internacional implementados em parcerias com organismos internacionais, a exemplo do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Na ABC, desde 2001, atua como responsável pela coordenação do Programa de Cooperação Brasileiro desenvolvido em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, exerce a função de Gerente de Programas de Cooperação desenvolvidos em parceria com os seguintes organismos: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), como também assessora a coordenação da Subcomissão de Cooperação Internacional do Conselho da Amazônia Legal.
-
Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
Wófsi Yuri Guimarães de Souza - Responsável pela Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos
Graduado em Administração de Sistemas pela UNEB-Brasília (1994). Pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996). Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) (2006).
Funcionário da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores desde fevereiro de 2004. Gerente de projetos de 2005 a 2009. Coordenador-geral da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Bilateral (CGCB) de 2009 a 2016. Coordenador-geral da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos a partir de 2016. Assessor do Diretor do ABC em temas de cooperação técnica com países desenvolvidos.
Antes de trabalhar na ABC, acumulou ampla experiência no setor privado em negociações internacionais, ao longo de 14 anos, principalmente relacionadas a consultorias nas áreas de tecnologia da informação, serviços e finanças internacionais.
-
Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
José Solla Vázquez Junior - Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária
José Solla é Ministro de Segunda Classe da carreira de diplomata. Serviu em Assunção (2002-2005), Pequim (2005-2009) e Caracas (2014-2018), além ter sido Encarregado de Negócios, a.i., nas Embaixadas do Brasil no Kuaite (1997), em Hanói (2007) e em Caracas (2014). É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e em Tradução Francês pela Universidade de Brasília e formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1996. No Ministério das Relações Exteriores, foi inter alia assistente da Chefe da Divisão de Programas de Divulgação Cultural; assessor na Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores; assessor do Diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais; Secretário Nacional Adjunto do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20; e, desde 2018, é o Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
De agosto de 2009 a janeiro de 2011, foi representante do Ministério das Relações Exteriores na Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ); e, de maio a outubro de 2013, no Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, além de ter sido membro do Conselho Consultivo do Centro China–Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia; e chefe de delegações do Brasil em reuniões multilaterais nas áreas de segurança química, meio ambiente, mudança do clima, cooperação internacional, desenvolvimento Social e gerenciamento de riscos e desastres.
Em 2016, foi o representante do Brasil no Grupo de Países Garantes das Negociações de Paz entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN), em sua fase secreta. O Ministro José Solla é o Secretário Executivo do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional do Brasil, colegiado coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores por meio da ABC; e ponto focal brasileiro do Escritório de Avaliação e Coordenação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC) e do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).
-
Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
Conselheiro Paulo André Moraes de Lima - Coordenador-Geral de Planejamento e Comunicação
Diplomata de carreira desde 2000. Bacharel e Mestre em Comunicação Social. Foi pesquisador no Centro de Documentação da Rede Globo. Como diplomata, serviu na Missão do Brasil junto a OEA (Washington – EUA), no Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt e na Embaixada do Brasil no México. Foi assessor político-diplomático do Secretariado Executivo da CPLP. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, atuou na área cultural e foi Coordenador-Geral para a CPLP. Foi também Chefe de Gabinete da Presidência da Radiobrás (hoje EBC). Atualmente, é responsável pela Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação da Agência Brasileira de Cooperação. -
Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
Delourdes dos Reis Alves - Coordenadora-Geral de Administração e Orçamento
Servidora pública aposentada do Ministério da Economia, graduada em Administração de Empresas e Pedagogia e pós graduada em Administração Financeira e Orçamento Público. Gerente da Coordenação-Geral de Administração de Projetos, de 1999 a 2008, Gerente da Coordenação-Geral de Administração e Orçamento, de 2009 a 2010 e Coordenadora-Geral de Administração e Orçamento, desde 2011.
-
Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
Conselheira Dora Liz Velázquez Osorio - Coordenadora-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar
Diplomata de carreira. Bacharel em Relações Internacionais e em Direito. Como diplomata, serviu nas Embaixadas do Brasil em Bruxelas, em Lima e em Bucareste e nos Consulados-Gerais do Brasil em Madri e em Buenos Aires. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, atuou na Divisão de Atos Internacionais, na Divisão de Europa I, na Coordenação-Geral de Legalizações e da Rede Consular Estrangeira e na Divisão de Comunidades Brasileiras no Exterior.