Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro - 2020 e 2021
O IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo, levantou informações para quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Foram apurados gastos e características das viagens realizadas que, associados a outras variáveis, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica.
O tema Turismo fez parte da PNAD Contínua nas segundas entrevistas ao longo dos anos de 2020 e 2021. Em 2020 foram pesquisados 71,0 milhões de domicílios no Brasil, em que 13,9% deles ocorreram pelo menos uma viagem que havia sido finalizada nos três meses anteriores à entrevista. E em 2021, um total de 71,5 milhões de domicílios pesquisados, houve o registro de pelo menos uma viagem em 12,7% deles finalizada nos três meses anteriores a pesquisa.
O IBGE ressalta que os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da COVID-19, portanto, os resultados podem refletir uma mudança de comportamento em decorrência das restrições impostas pela crise sanitária.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua (Módulo Turismo)
Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para os anos de 2020 e 2021 abarcados no presente informativo, foram considerados os dados acumulados de segunda entrevista.
A exemplo da anterior, também realizada em convênio com o Ministério do Turismo, a presente investigação teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem, as quais, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial.
Acesse o informativo da PNAD Contínua - Turismo 2020-2021 (IBGE)
Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro - 3º trimestre de 2019
O IBGE, em parceria inédita com o Ministério do Turismo, levantou informações para apurar as características das viagens realizadas pelos brasileiros.
Apresentamos os resultados do módulo Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua - realizada no terceiro trimestre de 2019 em 72,5 milhões de domicílios no Brasil, onde, em 21,8% deles ocorreram pelo menos uma viagem.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua (Suplemento Turismo)
Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado no presente informativo - turismo - foram acumulados os dados correspondentes ao terceiro trimestre de 2019.
Esta investigação, realizada, pela primeira vez, em convênio com o Ministério do Turismo, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial.
Acesse o conteúdo completo da PNAD Contínua - Turismo 2019 (IBGE)