Aposentado - como validar seus dados cadastrais?
Siga o passo a passo e veja como é fácil atualizar seus dados cadastrais!
(Importante: se você já utiliza o SOUGOV.BR, automaticamente, será apresentada a tela de Validação Cadastral).
Se você optou por "Iniciar", vamos lá!
A Validação Cadastral será realizada em 03 etapas:
Etapa 3: Contatos
Realize as 03 etapas para que sua Validação Cadastral seja concluída com sucesso!
Etapa 1 - Autodeclaração da Raça/Cor
Ao iniciar a Validação Cadastral, é necessário realizar a Autodeclaração da "Raça/Cor". Se o dado estiver correto, clique em "Confirmar dados e Avançar":
Se o dado informado está divergente, selecione o símbolo para alterar o tipo "Raça/Cor".
Após alterar o dados, clique em "Confirmar dados e Avançar":
Etapa 2 - Dados Pessoais
(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro atual).
Se os dados estiverem corretos, clique em "Confirmar dados e Avançar":
Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo e realize as alterações necessárias.
Confira os dados após as alterações e clique em “Confirmar Dados e Avançar”:
(Observação: se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em “Voltar para o passo anterior”).
Etapa 3 - Contatos
(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro atual).
Na última etapa, revise:
c) endereço residencial.
Se os dados estiverem corretos, clique em "Confirmar dados e Avançar":
Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo e realize as alterações necessárias.
Mas atenção: se você não possui mais acesso ao e-mail registrado, ou seja, caso apareça NAOREGISTRADO@xxxxx.xxx, procure sua Unidade de Gestão de Pessoas responsável por seu pagamento e solicite a alteração.
Veja aqui como localizar sua Unidade de Gestão de Pessoas.
Após os ajustes, confira os dados e clique em “Confirmar Dados e Concluir”:
Será aberto um Termo para Aceite. Clique em “Aceito os Termos”.
Pronto! Sua Validação Cadastral foi realizada com sucesso:
Observações:
- se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em “Voltar para o passo anterior”;
- clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento.
Status da Validação Cadastral após sua finalização
Após a conclusão da Validação Cadastral, você poderá verificar o status da validação:
- acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela;
- selecione "Cadastro";
- clique em "Situação da Validação Cadastral" para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de "Regular";
Clique em "Arquivo" para realizar o download da sua Validação Cadastral:
Se você utilizou o botão “Salvar para Continuar Depois”
Caso você tenha clicado em “Salvar para Continuar Depois”, em qualquer etapa da Validação Cadastral ou mesmo ao acessar o SOUGOV.BR, e deseja continuar sua Validação Cadastral:
- acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela);
- selecione "Cadastro";
- clique em "Situação da Validação Cadastral" para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de "Pendente";
Clique em "Realizar Validação Cadastral":