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A 2ª versão da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM) foi lançada em outubro de 2025, durante a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática e também na Global MIL Week, conferência anual sobre Educação Midiática e Informacional promovida pela UNESCO. Ela reflete o caráter dinâmico e cíclico do processo de formulação e implementação de políticas públicas e, nesta edição, apresenta resultados e boas práticas identificados ao longo dos dois primeiros anos de implementação das políticas públicas de educação midiática no país, além de princípios norteadores, eixos estruturantes e recomendações para a continuidade da política, todos construídos com ampla participação da sociedade.
Atualizando e aprofundando compromissos assumidos na 1ª edição, publicada em 2023, esta nova versão representa um marco renovado para consolidar a educação midiática como política pública de Estado, em diálogo com as transformações do ecossistema informacional e com a experiência acumulada nos primeiros anos de implementação da política nacional coordenada pela Secom.
A elaboração da 2ª EBEM resulta de um processo participativo contínuo. Em 2024, a Secom, em parceria com a UNESCO, realizou um mapeamento nacional de iniciativas de educação midiática, envolvendo universidades, institutos federais, escolas, governos locais e organizações da sociedade civil. Esses insumos, somados à escuta permanente de redes educacionais, educadores e especialistas, permitiram reorganizar os eixos estruturantes da EBEM e destacar os princípios que orientam a política: escalabilidade e territorialidade, integridade da informação, participação social e diversidade.
Acompanhe as atividades da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática distribuídas pelo país
Acesse o mapa para conferir as atividades
Programação
| 28/10 |
09h00 ‣ 10h30 — Abertura oficial e apresentação da 2a Estratégia Brasileira de Educação Midiática Link para transmissão 10h30 ‣ 12h30 — Mesa Temática 1 — Do Papel à Prática: Currículos de Educação Digital e Midiática em Ação pelo Brasil Link para transmissão 14h30 ‣ 15h30 — Painel — O cenário da educação digital e midiática no Brasil Link para transmissão 15h40 ‣ 17h00 — Mesa Temática 2 — A importância da educação midiática no contexto da Cidadania Digital Link para transmissão |
| 29/10 |
09h30 ‣ 11h00 — Webinário: Experiências de Cooperação em Educação Midiática Realização: Universidade de Brasília, com apoio da Secom PR Link para transmissão |
| 30/10 |
15h - 16h30 — Webinário: Educação Midiática e Educomunicação: diálogos e práticas no empoderamento da juventude Realização: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), com apoio da Secom PR Link para transmissão |
| 31/10 |
10h30 - 12h30 Oficina — Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital Encerramento da 3ª Semana — evento no âmbito da Caravana Federativa do Paraná (Foz do Iguaçu) Realização: Secom PR |
Repositório
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