PROTOCOLO GOV.BR
O que é
O Protocolo GOV.BR, instituído pela Portaria SEGES/ME nº 10.988/2022,é um canal de atendimento que permite o envio eletrônico de documentos, solicitações e requerimentos a órgãos e entidades públicos do Governo Federal.
A plataforma é integrada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), solução desenvolvida e cedida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e distribuída gratuitamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por intermédio do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Objetivo
Apoiar a digitalização do atendimento de protocolo, permitindo que qualquer pessoa protocole documentos e requerimentos eletronicamente pelo portal de serviços Gov.BR.
Órgão central
O Protocolo GOV.BR é gerenciado pela Secretaria de Gestão e Inovação em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Quem disponibiliza o Protocolo GOV.BR
Quem pode utilizar
Cidadãos - pessoas físicas ou jurídicas
interessadas ou não, que queiram protocolar eletronicamente documentos e requerimentos para os órgãos e entidades
Quem pode aderir
Órgãos e Entidades
que queiram implantar e disponibilizar o canal para os usuários. Siga o passo a passo da adesão abaixo:
Adesão: Para aderir ao Protocolo GOV.BR, o órgão ou entidade interessada não precisa instalar o sistema na sua rede de TI e realizar as atividades de sustentação, tão importantes para que o serviço fique disponível a sociedade. O sistema é mantido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sendo disponibilizado aos interessados de forma descentralizada.
Como aderir ao Protocolo GOV.BR
Elaborar Ofício de Adesão manifestando interesse em aderir ao Protocolo GOV.BR, conforme orientações constantes no Modelo de ofício;
Anexar o Template, para criação da página do canal de atendimento, e a Relação de Usuários com a indicação dos respectivos perfis.
Encaminhar o Ofício de Adesão e os anexos indicados no Passo 2 pelo Protocolo GOV.BR do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Equipe do MGI entrará em contato para realizar a:
- Capacitação (via videoconferência);
- Configuração do sistema e criação de perfis;
- Liberação do canal de atendimento no portal GOV.BR
VANTAGENS
Para o cidadão que vai utilizar o Protocolo GOV.BR
Economia
Sem custos com deslocamento às unidades de protocolo ou postagem pelo correio;
Fácil acesso
Protocolização de documentos em um único canal de atendimento;
Transparência
Acompanhamento do andamento dos pedidos e acesso a notificação da resposta;
Simplificação
Atendimento pelo sistema, sem necessidade de deslocamento e espera;
Para o órgão/Entidade que implanta o Protocolo GOV.BR
✅ Redução de custos com material, digitalização, impressão e guarda de documentos;
✅ Melhor alocação da força de trabalho;
✅ Melhoria do controle de entrada de documentos; e opções de recebimento centralizado e descentralizado;
✅ Padronização do canal de recebimento e do registro;
✅ Celeridade na distribuição e possibilidade de adaptação ao trabalho remoto
✅ Permite configurar tipos de protocolizações genéricas ou específicas, com indicação dos documentos necessários.