Notícias
Representantes da Região Sudeste debatem estratégias que possibilitem cidades mais sustentáveis
Brasília (DF) – O processo de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) avançou, nesta quinta-feira (15), com a realização da terceira oficina regional com objetivo de formular os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS). Representantes do Sudeste debateram estratégias que possibilitem aos municípios da região se desenvolverem e garantirem mais qualidade de vida à população.
A coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Fernanda Capdeville, destacou que, na Região Sudeste, há uma grande concentração de municípios em regiões metropolitanas ou com conexões fortes em rede. “Inclusive, por isso, abrimos um grupo de trabalho específico para municípios pequenos e médios que estejam inseridos nessa lógica metropolitana, para que pudessem discutir qual poderia ser uma agenda fortalecida para eles”, conta.
Durante dois dias, membros da academia e de organizações da sociedade civil da Região Sudeste se dividiram em 13 grupos e discutiram metas, planos e ações possíveis para desenvolver um cenário sustentável compartilhável por pessoas de diferentes lugares.
Os representantes elaboraram objetivos como promoção de cidadania ativa, viver de forma sustentável, descarbonização dos municípios, cidades inteligentes e saudáveis, ordenamento territorial a partir do espaço livre, fortalecimento e inovação na participação popular e urbanismo humanizado, entre outros.
As metas surgiram de temas macros como saúde e bem-estar, educação urbana e de qualidade, saneamento, desafios digitais e orçamentários, mobilidade urbana, desigualdades, uso do solo e integração.
As oficinas regionais são essenciais para a elaboração dos ODUS, uma vez que esses objetivos precisam ser estratégicos, possibilitando que as mais diversas cidades consigam adaptá-los e implementá-los, considerando suas próprias realidades.
O MDR coordena a formulação colaborativa da PNDU em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a WRI Brasil, uma organização de pesquisa.
Conferências livres
Além da Oficina Nacional, realizada nos dias 25 e 26 de maio, e das cinco oficinais regionais, o MDR também irá promover Conferências Livres sobre os ODUS. As inscrições para organizar e propor temas para os debates estão abertas até o dia 25 de julho. Estão aptos a participar desse processo organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e cooperativas.
As associações interessadas podem propor temas para as conferências livres neste link. As propostas devem conter a descrição do grupo proponente, a área de atuação, o público-alvo do debate e o tipo de evento (se presencial ou on-line).
Veja o calendário com os debates sobre o tema:
Oficina Nacional: 25 e 26 de maio de 2021 (já realizada)
Oficina Regional - Sul: 16 e 17 de junho de 2021 (já realizada)
Oficina Regional - Nordeste: 30 de junho e 01 de julho de 2021 (já realizada)
Oficina Regional - Sudeste: 14 e 15 de julho de 2021 (já realizada)
Oficina Regional - Norte: 04 e 05 de agosto de 2021 (inscrições abertas até 27 de julho)
Oficina Regional - Centro-Oeste: 26 e 27 de agosto de 2021 (inscrições abertas até 13 de agosto)
Conferências Livres: 16 de agosto a 05 de setembro (acesse a chamada aqui)